

Quinta-feira Cuca passou na sede do Iguaçu, onde começou a carreira no futebol, para dar uma força ao técnico Juninho

Cuca, em foto de 1981, atuando pelo Iguaçu: técnico do Atlético-MG é o quinto da esquerda para a direita
Uma visita ilustre estava presente entre os torcedores que foram prestigiar o treino do Iguaçu na noite de quinta-feira (13). Alexi Stival, o Cuca, meia que ficou famoso defendendo o Grêmio nos anos 80 e que hoje comanda o Atlético-MG, vice-campeão brasileiro, foi apoiar o time do treinador Juninho antes da decisão da Suburbana contra o Bairro Alto no próximo sábado.
A ligação de Cuca com o clube de Santa Felicidade, bairro onde foi criado, é de longa data – jogou dos 13 aos 19 anos, até se transferir para o futebol profissional, pelo extinto Pinheiros. Vizinho do Estádio Egídio Pietrobelli até hoje, foi lá que o atual técnico do Galo começou sua carreira no futebol. Pelo alvinegro, Cuca atuou ao lado do irmão Amauri (zagueiro) e Romeu Stival (goleiro), atual presidente do clube, tio e padrinho de batismo do treinador. Todos comandados pelo treinador Naldo Tulio, avô do ex-jogador.
Algumas histórias dos tempos de Iguaçu ficaram marcadas na memória de Cuca. Durante um clássico dos italianos, contra o Trieste, no Estádio Francisco Muraro, ele abaixou as calças do massagista Chico, de brincadeira e teve de correr muito para fugir da fúria do amigo.
Cuca também se lembra da rivalidade entre os clubes. “Era raro um jogo que não tivesse confusão no amador. No Quitéria sempre sobrava um tabefe na cara. Os jogadores visitantes precisavam passar por um corredor do vestiário até o campo e daí não tinha jeito, a turma ficava agitada e distribuía ‘gentilezas'”, recorda rindo.
Cuca foi descoberto pelo treinador e olheiro Hamilton Nofke, que o levou para o Pinheiros. Virou profissional, ao lado do zagueiro Ademir Alcântar, ex-Coritiba, e, na sequência, foi vestir a camisa do Santa Cruz do Sul (RS). Alcântara acabou indo para o Pelotas, enquanto Cuca começava sua história pelo Grêmio, onde jogou ao lado de Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho.
Na decisão do próximo sábado contra o Bairro Alto, Cuca não estará presente. O treinador perderá a decisão por causa da chuva da semana passada, que adiou a finalíssima da Suburbana para este sábado. “Todos os anos reúno amigos em uma chácara em Campo Magro. Tinha marcado para este sábado justamente por causa da final da semana passada. Mas agora não tenho como remarcar”, explica. Semana passada, Cuca estava no estádio quando a partida foi adiada.
Série B
Na última quarta-feira (12), o Pilarzinho largou na frente e venceu União Ahú, por 2 a 1, na primeira partida final da série B no Estádio Bôrtolo Gava. Com esse resultado a equipe do Pilarzinho precisa apenas de um empate para conquistar o título de 2012 no jogo de volta no próximo sábado(15). O União Ahú precisa ganhar no tempo normal para forçar uma prorrogação. Em caso de vitória do Ahú e perssistindo empate na prorrogação, a partida será decidida nos pênaltis. Lembrando que as duas equipes já garantiram acesso a série A em 2013.
Local da final: Estádio Ricardo Halick
Sábado (15) – 16hs
Árbitro: Rafael Traci – Assistente 1:Diego Grubba Schitkovski, Assistente 2: Sidmar dos Santos Meurer. Delegado: Nilton Ramon



