

Em 1995, Cláudio Marques foi o responsável por revelar o jogador e ídolo Alex no time profissional do Coritiba
No clássico dos italianos deste sábado (3), na Suburbana, a vitória foi do Iguaçu: 1 a 0 diante do Trieste. Fora de campo, no entanto, os torcedores que estiveram no Estádio Egidio Pietrobelli perceberam uma presença ilustre: Cláudio Marques, ex-zagueiro que marcou história no Coritiba e responsável por lançar o meia Alex no elenco profissional do clube alviverde.
Desta vez, a missão de Marques era observar: uma espécie de caça-talentos, garimpando jogadores no duelo amador curitibano. O objetivo é levar atletas para o Fast Clube, de Manaus, clube que ele treinará no próximo ano.
Os olhos de Marques já viram muita coisa no mundo do futebol. Ex-office-boy do Santos no passado, ele trocou as filas de bancos, malotes e pernadas pelas chuteiras.
Com 16 anos, ele fazia serviço de banco no clube santista e entregava correspondência na mão do melhor jogador do mundo de todos os tempos, Pelé.
Apenas quatro anos depois, ele estava vestindo a camisa do Coritiba e sendo responsável por parar o próprio Rei, em campo, na vitória do Coxa sobre o Santos por 1 a 0, no Couto Pereira. “Eu fazia dupla de zaga com Pescuma, me destaquei no jogo e vencemos o peixe com um gol de Tião Abatiá“, relembra o zagueiro.
Ao todo, ele conquistou oito títulos estaduais durante os dez anos de permanência no Alto da Glória. Já à beira do gramado, em 1995, Cláudio Marques foi o técnico responsável por lançar um dos maiores talentos coxa-branca. Colocou no time profissional o meia Alex, principal ídolo do clube atualmente.
“Ele treinava comigo e conquistamos dois títulos. Alex tinha 17 anos e entreguei o jogador de mão beijada para Paulo César Carpegiani, que comandava o elenco profissional. Falei que tinha um tesouro na mão e que era um jogador sensacional. Na época, o Carpegiani deu risada da minha cara e fez o seguinte comentário: ‘Não acredito que este piá franzino joga tudo isso'”, conta
Mas, só foi Alex tocar pela primeira vez na bola para o treinador mudar de opinião e conhecer a verdadeira habilidade do atleta.
“Quando ele jogava nas categorias de base do Coritiba, eu era treinador do colégio Camões e dei uma bolsa de estudos para Alex estudar e jogar em Curitiba. Eu tinha direito a 15 bolsas de estudos para montar um time de futebol e disputar os jogos escolares na capital. Minha amizade com ele ficou eterna. Ele me considera como padrinho que o lançou no mundo da bola”, destaca Marques.
Em 2012, os jovens talentos já não são a prioridade para Marques. No duelo entre Iguaçu e Trieste, ele ficou de olho, no lado do Iguaçu, no atacante Laércio (ex-Coritiba). No Trieste, o alvo era o volante Haroldo (ex-Paraná).
Além deles, outros dois jogadores “velhinhos” estão na mira do treinador. Alex Mineiro e Marcão (ex-Atlético) – ambos defendem o Bairro Alto no amador.
Quem levou a melhor no clássico foi o Iguaçu, de Laércio. O atleta, aliás, foi o responsável por construir a jogada que originou o pênalti e o gol da vitória do time alvinegro. Nilvano balançou a rede aos 45 minutos do primeiro tempo.Resultado que garantiu a classificação da equipe para a semifinal da competição. Com a derrota, o rival Trieste foi eliminado.
“Vou aguardar a semifinal para definir quem vai vestir a camisa do Fast Clube no próximo ano”, concluiu Marques.
Iguaçu: Leandro, Franco, Mercy, Emerson, João Vitor, Clé, Piter, Fabio (Ricardinho), Laércio, Nilvano, Jé. Treinador: Juninho
Trieste: André, Alan, Dalton, Dudu (Melck), Adan, Raul, Haroldo, Goiano, Juninho, Malzone, Flávio. Treinador: Rossano
Juniores
Paredão do Trieste

O goleiro Guilherme Kepka, de 19 anos, fechou o gol e defendeu um pênalti contra o Capão Raso
Na partida preliminar entre Trieste e Capão Raso a equipe triestina levou a melhor e venceu o Capão por 3 a 1 e carimbou a vaga para a semifinal. Um dos destaques dos italianos durante o jogo foi o goleiro Guilherme Kepka, 19 anos, que fechou a meta e pegou um pênalti no segundo tempo. “Já havia defendido um pênalti contra o Caxias e agora consegui segurar mais um e garantir o resultado para a nossa equipe, “completou o arqueiro de 1,89 m de altura.
Resultados da rodada
3ª rodada do returno – 2 ª fase (Adultos)
SANTA QUITÉRIA 1 X 2 COMBATE BARREIRINHA
IGUAÇU 1 X 0 TRIESTE
BAIRRO ALTO 5 X 3 NOVO MUNDO
3ª rodada do returno – 2ª fase (Juniores)
SANTA QUITÉRIA 3 X 0 COMBATE BARREIRINHA
URANO 1 X 2 UBERLANDIA
CAPÃO RASO 1 X 3 TRIESTE
CAXIAS 3 X 5 NOVO MUNDO
SÉRIE B – Jogos de ida (Quartas de final – Adultos)
VILA SANDRA 3 X 3 UMBARÁ
UNIÃO AHÚ 1 X 4 VILA FANNY
GRÊMIO IPIRANGA 0 X 1 BANGÚ
YPIRANGA 0 X 0 OPERÁRIO PILARZINHO
SÉRIE B – Jogos de ida (Quartas de final – Juniores)
VILA SANDRA 2 X 1 UMBARÁ
UNIÃO AHÚ 1 X 2 VILA FANNY
GRÊMIO IPIRANGA 5 X 0 TANGUÁ
RIO NEGRO 3 X 0 OPERÁRIO PILARZINHO



