• Carregando...
A qualificação necessária para oportunidades na indústria brasileira
| Foto:

A segunda quinzena do mês de maio traz uma boa notícia para o mercado de trabalho industrial brasileiro. Levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da ferramenta ‘Mapa do Trabalho Industrial 2022’, mostra que o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas até 2025 para atender necessidades projetadas pelas indústrias, de forma a repor inativos, atualizar colaboradores ou preencher as novas vagas programadas para o setor.

Essa é uma boa notícia se olharmos pelo viés de que o mercado se apresenta como oportunidade para trabalhadores deste setor. E aqui, quando falamos nestas oportunidades de trabalho, temos que observar o leque que elas nos apresentam.

O primeiro ponto a considerar-se, que pode até parecer óbvio, é que o profissional que atua neste segmento precisa estar atento a necessidade de manter uma rotina de aperfeiçoamento, seja ela por investimento próprio ou aderindo à planos internos de qualificação para que se possa galgar novas oportunidades e/ou simplesmente manter-se no mercado.

Já em um segundo ponto é o olhar estratégico que profissionais de Gestão de Pessoas, junto com as lideranças de diferentes áreas, devem assumir para prever o que ofertar de recursos que possam ajudar seu corpo colaborativo a exercer suas funções dentro de uma estratégia contemporânea de atualização no mercado.

É deste olhar estratégico que se terá equipes qualificadas de forma otimizada, que possam contribuir diretamente para os resultados da empresa e que miram diferenciais no mercado.

Paralelamente, profissionais que prestam serviços em áreas de consultorias técnicas ou administrativas e comportamentais também precisam rever seus portfólios, observar necessidades e tendências e levar para o mercado industrial toda sua expertise para atender a demanda que a área vai apresentar nestes próximos três anos.

Logo, vê-se que não basta avistar que oportunidades estão chegando, é preciso estar preparado para quando elas baterem à porta. Mãos à obra!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]