• Carregando...
Ansiedade é tema contemporâneo dentro das empresas
| Foto: Shutterstock

Gestores da área de recursos humanos, bem como lideranças em diferentes níveis, necessitam lidar com desafios contemporâneos. Esta é, aliás, uma prerrogativa para quem está à frente desses postos. Com o advento da pandemia, diria eu que um dos pontos que é preciso ficar atento junto à equipe, nos dias de hoje, é a presença da ansiedade na vida das pessoas.

Recentemente li um artigo que traz dados bastante preocupantes em relação ao tema. Segundo informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), existe uma estimativa de que o transtorno de ansiedade atinja diariamente mais de 70% dos colaboradores de uma empresa.

Quem já identificou por si só que sofre de ansiedade sabe o quanto é difícil lidar com o transtorno. Os reflexos são muitos, tanto na vida pessoal quanto na profissional. E é claro que isso tende a impactar no rendimento, produtividade e até na qualidade do trabalho desenvolvido.

Se temos um tema delicado em mãos, então, fica o alerta às empresas para que comecem a jogar luz sobre este assunto: como está a saúde mental de sua equipe, principalmente neste período de pandemia? Soma-se a isso o fato de que em algumas companhias o trabalho segue sendo realizado a distância, o que dificulta mais a identificação do problema. Cabe aos profissionais de recursos humanos ajudarem a buscar essas respostas, bem como sugerirem um caminho a ser trilhado conforme a cultura da empresa.

Encontrada a linha mestra, é momento de formar gestores para que também consigam identificar casos em suas equipes e a orientá-las na forma de agir - lembrando que a própria liderança não está livre de sofrer deste mal.

Dependendo do grau que se identifique a ansiedade ou o transtorno mental de colaboradores, o ideal é ter o apoio de profissionais especializados neste assunto. Eles poderão ajudar as pessoas de forma técnica, pautada na saúde. Porém, outros programas internos também podem contribuir para incentivar as pessoas a se automonitorarem e a se perceberem envoltas em ansiedade.

Esse é um tema contemporâneo que deve estar na agenda de todas as empresas que valorizam suas equipes. Pessoas saudáveis trabalham mais felizes e vibram com os resultados junto a suas equipes e companhias. Pense nisso!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]