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Avaliação de desempenho por competências
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Muito mais do que avaliar se os objetivos estão sendo cumpridos por determinado colaborador, a avaliação de desempenho por competências é fundamental para a gestão de recursos humanos de toda empresa.

Ela colabora na identificação de características, como conhecimentos, habilidades e atitudes, e possibilita uma visão completa do profissional, contribuindo com os ajustes que precisam ser feitos para a melhora dos processos e da organização.

Entre as vantagens de se utilizar desta ferramenta, está a visão que se tem do quanto o colaborador contribui com a organização a partir do seu desempenho profissional e das competências que necessita ainda para desenvolver mais o seu trabalho.

Essa avaliação permite que deficiências possam ser identificadas e trabalhadas em um plano específico para o colaborador. O contrário também vale, pois aquilo que é visto como característica forte na pessoa, pode vir a ser melhor utilizado por esse colaborador.

Geralmente, a avaliação leva em consideração as seguintes competências:

Técnicas - conhecimentos e habilidades.

Comportamentais -  atitudes e personalidade.

Gerenciais - capacidade de gerir a si, a uma equipe e a empresa.

Organizacionais - identidade e competitividade.

Hoje o mercado utiliza de algumas metodologias para fazer a aplicação desta avaliação, onde é possível fazer por indivíduo e de forma conjunta com o público alvo.  As três mais conhecidas são:

Avaliação 45º, em que o avaliado não tem participação no processo e apenas o seu superior hierárquico é quem mede o seu desempenho individual em determinado tempo.

Avaliação 90º, além da avaliação feita pelo seu líder, neste método existe também a auto avaliação, ou seja, o próprio colaborador também determina notas para o seu desempenho que, comparadas a do seu superior e em comum acordo com esse, chega-se ao resultado.

E também se tem a Avaliação 360º, conhecido também como modelo multivisão, além do próprio colaborador e de seu líder desenvolverem o processo, são inseridos também gerentes, líderes, colegas e, até mesmo, clientes e fornecedores para contribuírem com suas avaliações.

Os resultados, nesse caso, possibilitam uma visão bastante ampla das carências existente no avaliado, demonstrando aquilo que precisa ser trabalhado para o crescimento profissional do colaborador, destacando principalmente os pontos que merecem valorização.

Vale ressaltar ainda que a aplicação do teste deve ser liderada pela área de Recursos Humanos. A empresa precisa neste momento, contar com especialistas no assunto e conhecedores das técnicas e métodos para que o processo possa oportunizar os resultados desejados.

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