Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Estou desempregado há tempo, devo mudar de área?

Quero discorrer neste texto sobre um tema que muitas vezes causa angústia em grande parte dos quase 27 milhões de pessoas que hoje enfrentam a dura realidade da falta de oportunidade no mercado de trabalho. Diariamente, brasileiros e brasileiras buscam a recolocação e não a encontram. A semana passa, os meses passam e o profissional está ali, a espera de uma oportunidade.

Tenho conversado com pessoas que estão passando por isso e me questionam: “Bernt, devo começar a me candidatar a outras vagas que não correspondem a minha área de formação ou a minha especialidade como forma de aumentar o alcance do radar?”.

Minha resposta é não!  É muito ruim o profissional fazer uma guinada neste momento da carreira. Hoje as empresas estão oferecendo vagas para pessoas especialistas em determinadas áreas, pois querem resultados práticos e rápidos, logo a falta de experiência naquela função vai ser uma grande barreira. Você pode começar a perder o foco.

Além disso, por mais que você seja contratado, a realidade será muito dura. Terá que começar do zero, entender sobre a área, sua dinâmica, criar uma rede de contato que lhe ajude em situações adversas. Então, o empenho durante a pré contratação também será uma fase um tanto difícil.

Minha sugestão é que você invista nos seus pontos fortes, na sua experiência e habilidades. O que você pode vir e deve fazer é buscar áreas correlatas, aí sim você aumenta o alcance do seu radar.

Outro ponto a se considerar é também a humildade. Já conversei com profissionais que se sentiram ofendidos por uma empresa ofertar determinada vaga ou salário com a justificativa de que “as empresas estão se aproveitando do momento o qual o país vive no desemprego”.

Hora, que tal pensar por outro lado: avaliar que o salário e o cargo são situações momentâneas em sua carreira. Que aquela função pode lhe projetar para algo que você deseja, mas que naquele momento não é possível. Então, é preciso manter a calma e avaliar com cuidado quando receber uma proposta. Pense nos pontos a favor e nos desfavoráveis. Geralmente na vida passamos por momentos os quais precisamos abrir mão de algumas coisas, para, lá na frente, ver que a decisão foi assertiva.

Por último, avalie se não seria uma possibilidade abrir seu próprio negócio com a experiência que você tem em determinada área. Pode ser uma saída vantajosa, desde que você tenha a consciência de que empreender também tem os seus riscos e deleites.

Dentro deste contexto, lembre-se também de que a sua maior riqueza como profissional não é o que você acumulou em dinheiro, mas sim sua experiência, talento, habilidades, capacidade intelectual.  Tudo isso é intransferível, é somente seu. Então abra a mala e veja o que você pode ofertar para o mercado, para quem e a que preço. Você tem toda essa capacidade, pode acreditar!

 

 

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.