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Não é ‘só mais uma live’
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Tenho acompanhado, por meio da imprensa, os desdobramentos de uma decisão tomada recentemente pela Comissão de Valores Monetários (CVM) e que afeta, diretamente, é claro, empresas que possuem capital aberto. O motivo: a presença de representantes dessas empresas em ‘lives’. Segundo a autarquia é preciso que as companhias, a partir de agora, informem a sua participação em eventos online desta natureza.

As justificativas são muitas, mas entre as principais, segundo a área técnica da CVM, é a de regras previstas nas normas que tratam de divulgação de informações relevantes se aplicam às transmissões ao vivo. A recomendação, a partir de agora, é que esses eventos sejam divulgados com antecedência, em comunicado ao mercado.

Então você me pergunta:  Bernt, por que você está repercutindo esse tema? Recentemente, abordei a questão do cuidado e a forma a qual os profissionais se comunicam por lives. A decisão da autarquia, não se refere exatamente ao executivo que participa destes momentos, mas sim da representação deste profissional, que veste o ‘paletó’ da empresa.

Ou seja, é a empresa falando por meio daquele canal. Como as lives vieram para ficar, quero deixar aqui três dicas:

Empresários – Vai participar de lives? Perfeito, não vejo nenhum empecilho para isso. Contudo, é necessário, muitas vezes, se ter a humildade para pedir ajuda a quem conhece melhor do assunto dentro da organização. Se não tiver um setor de comunicação, busque quem melhor vai poder lhe dar o suporte. Evite aborrecimentos desnecessários.

Empresas – Aproveite o nicho e as portas que as lives abrem. Porém, use-as estrategicamente. Selecione quando participar, a forma e quem vai participar. Prepare o seu porta-voz. Se vai promover, cuidado para não ser repetitivo e fuja de apresentações de mal gosto que pode ferir a imagem da corporação.

Comunicadores – Vocês têm em mãos a grande parte da responsabilidade por essa área nas empresas. Busque por temas relevantes. Recuse aqueles que não vão agregar. Estude o assunto o qual deve ir ao ar e prepare o seu cliente  para que ele possa se sair bem durante a transmissão, munindo-o com informações sobre o assunto, orientando-o sobre postura e como se comportar. E para todos,  lembrem-se: não é só uma live, é mais uma forma que está à disposição para  expor profissionais e empresas. Então, vamos tratar o assunto de forma profissional.

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