• Carregando...
O setor de saúde espera por você em 2022
| Foto:

Todo início de ano recebo mensagens de profissionais que pedem algum tipo de direcionamento ou solicitam alguma dica de quais áreas estão em alta para o período. Os motivos são variados. Logo, para 2022 posso cravar o setor de saúde como a grande bola da vez. Seja ele na questão de demanda por profissionais técnicos, gestores ou ainda assessorias.

Recentemente, a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) divulgou, com base em números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que o setor de saúde no Brasil já responde por cerca de 2,6 milhões de profissionais, sendo que nos nove primeiros meses de 2021 foram registrados perto de 203 mil postos de trabalho. Em todo o país a área corresponde ao montante de 7% dos empregos criados em todo o território.

Bom, se este é o cenário palpável, as perspectivas para os próximos anos são as melhores. Precisaremos muito desses profissionais para o enfrentamento da pandemia. Embora a Covid-19 se mostre com uma estimativa de controle por conta das vacinas, a doença infelizmente deixou muitas pessoas com sequelas, vivemos uma nova onda, e isso requer recurso pessoal para o enfrentamento.

Some-se a isso ainda a questão de que estamos envelhecendo e com uma perspectiva de vida maior para as próximas décadas. Logo, pessoas idosas requerem cuidados extras de profissionais da área, sejam eles geriatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e por aí vai.

Então a dica é, se estiver em dúvida sobre qual setor seguir, busque a saúde. Ela precisará de você mais do que nunca. E cursos para esta área vem crescendo em ofertas nas mais diferentes especialidades.

Por outro lado, quem está no mercado de saúde também deve se atento a atualização. Fica ainda mais fácil de decidir, uma vez que já tem a cancha necessária para saber em que área seu talento mais se encaixa.

E por fim, além da parte técnica, também temos a parte de gestão (aqui inclui de equipes, centros de saúde e hospitais). Dia desses soube que o Paraná é um dos poucos estados do Brasil o qual possui uma cooperativa de enfermeiros e técnicos de enfermagem, a COOENFPR. A iniciativa de profissionais da área em trabalhar, cooperadamente, traz inúmeras vantagens e ajuda profissionais em questões como educação continuada e atuação no setor. Nesta cooperativa, são mais de 600 profissionais ativos, com apenas dois anos incompletos de atuação, sinal de que o mercado está aquecido.

Então, mãos à obra. Se tiver dúvidas para onde seguir, acompanhe de perto o setor de saúde em 2022. Ele pode ser o espaço o qual você tanto almeja no mercado de trabalho. Boa sorte!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]