• Carregando...
Relacionamento profissional na era das redes sociais
| Foto:

Você está utilizando adequadamente e otimizando os contatos que você tem feito nas redes sociais e em grupos de aplicativos de mensagens instantâneas?

Muito já falamos aqui de Networking e sua importância para o desenvolvimento profissional. Acredito que esse relacionamento hoje chega a um alto patamar, em que a pessoa tem maior facilidade de conectar umas com as outras. Essa prática nunca esteve tão fácil de realizar como nos dias de hoje. Na verdade, está literalmente na palma das mãos. Mas, a questão é, como você utiliza este relacionamento a favor de sua vida profissional?

Estudando o tema, anotei algumas dicas, as quais também procuro aplicar em meu dia a dia de trabalho. Compartilho com você leitor para aproveitar ao máximo o potencial de sua rede de relacionamento.

Começo aqui falando sobre o ‘senso de oportunidade’ – se observarmos com olhar clínico o perfil das pessoas as quais temos em diferentes grupos, e aquelas conectadas com nossas redes, teremos um universo de perfis que em algum momento poderemos acionar e ou mesmo indicar para que sejam acionados para atender a uma determinada demanda. Suas redes hoje são um celeiro de oportunidades. Pare, pense e analise quem são as pessoas as quais você pode contar com o apoio. E isso vale para grupos dos mais diversos temas: do condomínio, futebol, igreja, nos subgrupos do qual você participa pela vida profissional e por aí vai. Não subestime nenhum, em todos temos oportunidades.

Após feito esse exame, pense o quanto você está apto a contribuir. Lembre-se que o networking requer sua presença, mas não somente como um pedinte, mas também estar pronto para também ajudar. Dia desses, um colega meu comentou quem em seu condomínio existe a prática de compartilhar vagas do estacionamento. Ele sempre se dispõe a emprestar a sua para os integrantes do grupo do condomínio, quando não a mesma está inutilizada. Em contrapartida, um morador que sempre o vê fazendo essa prática, sabendo que ele é advogado o indicou para um projeto em uma companhia. A proposta foi aceita e ele executou esse trabalho.

Aliás, posso afirmar que seu relacionamento se solidifica quando você é útil para alguém, a gratidão por uma ajuda a um terceiro, que para você pode até soar simples, como emprestar uma vaga de garagem que você não está utilizando naquele momento, pode ser o suficiente para que o beneficiado não lhe esqueça e o tenham o ‘top’ de sua agenda.

Mas Networking também exige ‘simancol’.   Não se pratica o mesmo utilizando de comportamentos ‘chatos’ dentro de suas redes.  Pense como pode ser corrosiva por exemplo, uma calorosa discussão em grupos de condomínio. Dependendo de sua forma de se expressão, as portas se fecham por você passar uma imagem negativa.

Por último ainda, reforço que tudo é uma via de mão dupla: se pediu ajuda em um grupo para solucionar algo, ou para pedir uma ponte, então na próxima oportunidade você deve devolver a ajuda, não necessariamente para quem lhe ajudou, mas para outros integrantes. Não esqueça nunca de agradecer a quem lhe prestou apoio. Um obrigado, ou a falta dele, faz toda a diferença, entre potencializar a sua presença, ou ser visto como alguém ingrato, cotado a ser deixado de lado nas próximas oportunidades e demandas. Então, mãos a massa e otimize seus contatos para colher melhores resultados em sua vida profissional na era digital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]