• Carregando...
O que é mito e o que é realidade?
O que é mito e o que é realidade?| Foto: wikimedia commons

Calma, também não precisamos exagerar. Os ninjas existiram sim e foram importantes na história japonesa. O problema é que muitos aproveitadores, hoje, usam a história dos ninjas para fazer dinheiro, e se referem a uma história que nunca existiu e prejudicam a imagem histórica e real dessa classe de "profissionais" japoneses.

Uma dessas coisas que nunca existiu na história dos ninjas, por exemplo, foi uma arte marcial conhecida como ninjutsu. Aliás, o que é uma arte marcial para você? Tenho certeza de que 99,9% dos leitores pensam logo em luta corpo a corpo, e os mais entusiastas podem pensar até em luta com espada ou armas brancas. As duas definições estariam corretas. Esse é o conceito de arte marcial mesmo. O problema da tal arte marcial ninja, ou, para ser ainda mais erudito, shinobi no jutsu, é que ela é uma besteira total.

Digo isso porque olhando para a história encontramos o ninjutsu, sim, mas não se trata de arte marcial. As principais fontes escritas a respeito da história dos ninjas e seu treinamento está em três obras fundamentais: Bansenshukai, conhecida como a bíblia ninja, Ninpiden e Shonink.

Quando lemos essas três obras vemos que não há qualquer arte marcial que seja exclusivamente ninja ali. Aliás, não vemos qualquer descrição técnica de luta corpo a corpo ou mesmo com espadas nessas três obras. O que vemos claramente nesses manuais ninjas são táticas de espionagem e infiltração porque essa era a função do ninja: espionagem. Isso fica ainda mais reforçado no primeiro dicionário japonês-português escrito já na segunda metade do século XVI pelos portugueses, os primeiros europeus a pisarem no Japão. Nesse dicionário eles descrevem a palavra shinobi e sua função: espionagem. Em outras palavras, os ninjas praticavam as mesmas artes marciais praticadas pelos samurais e bushis. Nenhum sistema de luta foi criado exclusivamente pelos ninjas.

Aí você me pergunta: “mas Thiago, e aquele velhinho japonês de cabelo roxo que ensina o ninjutsu no mundo todo.” Aí eu te respondo: o problema é exatamente esse velhinho de cabelo roxo, chamado Masaaki Hatsumi. Ele é o principal criador e difusor desse mito do ninjutsu enquanto arte marcial. Ele até criou uma escola, a Bujinkan, que tem seguidores no mundo todo. Há, inclusive, muitos vídeos de Hatsumi na internet praticando vários golpes e cambalhotas com os alunos. O pior, contudo, é que ele tenta legitimar sua arte marcial de uma forma bem ilegítima. Ele jura que recebeu a arte dos ninjas diretamente do último ninja japonês, chamado Takamatsu. Só não pergunte onde estão quaisquer provas de que aquilo se trata da arte marcial ninja praticada séculos atrás. Ele simplesmente afirma que recebeu e pronto.

No entanto, há pontos positivos nessa história. Ele foi convidado a participar como consultor marcial do filme "007 - Você só vive duas vezes", de 1967, no qual ele divulga para o mundo os saltos mortais, os chutes voadores e as bombinhas de fumaça ninjas. A partir daí os ninjas viraram até tartarugas de tão famosos que ficaram.

Apesar disso, minha problematização não é se hoje o ninjutsu é uma arte marcial moderna ou não. Ninguém liga se alguém quiser criar uma arte marcial nova e chamar de ninjutsu. O problema é que esses caras dizem que ninjutsu é uma arte marcial histórica, praticada pelos ninjas há séculos e que receberam essa “dádiva vinda dos céus” secretamente.

É claro que especialistas e estudiosos sérios acham isso tudo uma grande besteira do ponto de vista histórico. Stephen Turnbull em seu livro "Ninja! Unmasking the Myth" derruba toda essa lenda ninja com evidência histórica e documental. Afinal, se falamos de história falamos de uma ciência com base em evidência e não afirmações subjetivas, mas é exatamente isso o que até estudiosos praticantes do ninjutsu fazem. Um bom exemplo é Kacem Zoughari, historiador e mestre de ninjutsu. Em sua obra sobre a suposta luta ele tenta provar que ela é uma arte marcial histórica sim, inclusive com documentos. O curioso é que seu livro termina dizendo que esses mesmos documentos, na verdade, são de difícil compreensão e que o "ninjutsu não pode ser compreendido e ensinado através de documentos escritos". Segundo ele, para compreender o ninjutsu é "necessário ter fé" e somente pessoas de "coração puro conseguem entender e viver o ninjutsu". Preciso dizer mais alguma coisa?

Conteúdo editado por:Jônatas Dias Lima
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]