• Carregando...
Votação de domingo teve o “impeachment dos plurais e da concordância verbal”
| Foto:

A votação que definiu a abertura do processo de impeachment no último domingo não mostrou apenas o desdém da classe política por seus eleitores. Evidenciou também o desprezo pela língua portuguesa. Nas redes sociais, os internautas brincaram que houve o “impeachment dos plurais e da concordância verbal”.

erros de português deputados

O impeachment da Língua Portuguesa. (Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados)

 

Erros grotescos de concordância (especialmente o mais simples da regra que é concordar plurais simples), redundância e até incoerência ideológica foram a tônica das falas dos deputados ao darem seus votos. Listamos abaixo alguns (só alguns!) deles:

Veja alguns dos erros cometidos:
“Pelos evangélico”
“Pelos picareta”
“Por tudo que Luma e Dilma fez pelo Brasil”
“Pelos corretor de seguros”
“Com isso, ocorre a perca total”

Mais do que desprezo com a língua, os discursos expuseram um dos inúmeros lados sombrios desse congresso: a incompetência linguística de quem usa a comunicação para conquistar o lugar onde está.

Por essa razão, tenho que concordar com várias avaliações já escritas sobre aquele triste momento de domingo: esse é também um reflexo de seu povo, carente de boa educação, refém de sistemas defasados de ensino da língua e indiferente ao fato de que a comunicação, apesar de essencial para nossa convivência em sociedade, muitas vezes é instrumento de manipulação a ponto de fazer com que aqueles deputados tenham chegado ao congresso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]