• Carregando...
Ai, que vergonha do Várte!
| Foto:

Socorro! No sábado, o Los Angeles Times publicou uma reportagem sobre um grupo de católicos que defende o geocentrismo. Segundo essa turma, o heliocentrismo é uma conspiração para minar a autoridade da Igreja e que o geocentrismo está na Bíblia.

Pausa para um longo suspiro.

O que me dá um mínimo, mas um mínimo bem mínimo de consolo, é que os geocentristas parecem ser ligados à Fraternidade de São Pio X (SSPX). A matéria do LA Times não vai suficientemente fundo no status desse povo. A SSPX é um grupo cismático, que recusa obediência ao Concílio Vaticano II e cujo fundador, o arcebispo Marcel Lefebvre, chegou a ordenar bispos sem autorização do Papa, em 1988. Um tempo atrás Bento XVI levantou a excomunhão dos quatro bispos ordenados por Lefebvre (um deles é aquele que falou das câmaras de gás), num gesto de reconciliação para tentar trazer de volta esse grupo para a Igreja (mas esses bispos continuam suspensos, ou seja, não podem ministrar sacramentos). O problema vem sendo convencê-los de que o Concílio Vaticano II não ensinou erros, e de que a liturgia promulgada em 1969 não é herética, inválida ou coisa do tipo. Ou seja, não são exatamente católicos ortodoxos, alinhados com o Vaticano (embora, é verdade, tenham mais fé em vários dos dogmas católicos que um adepto da teologia da libertação, por exemplo).

Reprodução
Que o português Bartolomeu Velho tivesse essa concepção do universo em 1568 é aceitável. Mas ver gente defendendo o geocentrismo em 2011?

O pior é ver esse pessoal usando uma interpretação literal da Bíblia para sustentar o geocentrismo. Parece que eles não leram são Roberto Belarmino (isso está ficando repetitivo); o que é uma vergonha, se considerarmos que até os criacionistas do Answers in Genesis já publicaram uma refutação ao geocentrismo

(Para quem quiser saber mais, de um ponto de vista científico, o blogueiro Phil Plait explica o que há de errado com o geocentrismo)

——

A votação para a edição 2011 do Prêmio Top Blog vai até 11 de outubro. Ano passado, o Tubo de Ensaio, concorrendo na categoria “religião/blogs profissionais”, foi o vencedor pelo voto popular. Vamos tentar o bicampeonato e buscar melhorar a posição no júri acadêmico, em que o Tubo terminou em terceiro lugar na edição 2010. Para votar, clique aqui, ou no selo ao lado.

——

Não se esqueça de seguir o Tubo de Ensaio no Twitter!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]