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O instituto Barna, voltado para identificar tendências no público cristão, realizou em 2011 uma pesquisa que já se tornou um clássico, ao descobrir os seis principais motivos que levam os jovens a deixar suas igrejas. Um deles é a percepção de que as igrejas são hostis à ciência. É o tipo de coisa que deveria tirar o sono dos pais cristãos de adolescentes, e dos educadores cristãos que trabalham com esse público jovem, já que um cristão que chegue despreparado à universidade pode acabar vivendo um conflito sério. Com isso em mente, a Associação Brasileira dos Cristãos na Ciência se perguntou: e se conseguíssemos preparar os adolescentes ainda no ensino médio, dando-lhes uma formação sólida que lhes permita lidar com discursos antirreligiosos ou de antagonismo entre ciência e fé na universidade?
Na sua conferência nacional realizada em novembro de 2024, a ABC2 apresentou a sua resposta: o Ciência & Sapiência, um programa de estudos voltado preferencialmente para os alunos dos dois primeiros anos do ensino médio, e que integra fé, ciência e filosofia. Não se trata simplesmente de abordar algumas das grandes polêmicas envolvendo ciência e religião – por exemplo, as discussões sobre origens –, mas de dar ao jovem todo um estofo intelectual para navegar bem por essas e muitas outras questões. A visão de mundo cristã serve como ponto de partida para que esse jovem possa conhecer o mundo (e aqui entra a ciência, claro) e a si mesmo, desenvolvendo as chamadas “virtudes intelectuais”, como curiosidade, amor pelo conhecimento e humildade intelectual.
Acompanhe aí dois vídeos em que o pessoal da ABC2 introduz o Ciência & Sapiência tratando de dois temas fundamentais: como preparar os alunos para a universidade, e como formar o caráter intelectual dos alunos. Cada um deles tem uma hora, mas ambos são bem interessantes, especialmente para os professores de escolas confessionais, até porque alguns professores que já estão aplicando o programa – embora tenha sido apresentado na conferência de novembro, o Ciência & Sapiência já está disponível desde o início deste ano, com pilotos realizados em 2023 – mostram como ele está funcionando em suas escolas:
O Ciência & Sapiência compreende oito volumes (quatro livros do aluno e quatro livros do professor) que resultam em 48 aulas; a ABC2 sugere que elas sejam distribuídas nos dois primeiros anos do ensino médio, sabendo que no terceiro ano as preocupações giram em torno de vestibulares e do Enem, mas a escola pode fazer seu próprio cronograma. Ainda há um guia pedagógico e um curso on-line de capacitação para os professores que darão as aulas do programa. Não se trata obrigatoriamente de uma disciplina à parte; os conteúdos podem ser abordados em disciplinas como Ensino Religioso, Filosofia ou Sociologia.
O material é bom?
Recebi da ABC2 os livros do aluno e do professor referentes aos dois primeiros módulos. No primeiro deles, “Formas de conhecimento”, o objetivo é refletir sobre o próprio fenômeno do conhecimento: o que ele é, de onde vem nosso desejo de conhecer, de que formas o conhecimento se manifesta, como pode ser adquirido, quais são e como cultivar as virtudes que nos ajudarão em nossa busca pelo conhecimento, como a modernidade (especialmente a era digital) afetou nossa capacidade de conhecer, como identificar deturpações do conhecimento como fake news e teorias da conspiração. Neste primeiro módulo, o estudante já tem contato com algumas ideias-base da relação entre ciência e fé, como a conexão entre o conhecimento da natureza e o conhecimento de Deus; a não contradição entre os dois livros (o da natureza e o da Revelação) do mesmo Autor; e a rejeição de um tipo de reducionismo que considera válido apenas um tipo de conhecimento e despreza os demais.
Depois de anos (e, em alguns casos, décadas) de atuação na discussão “adulta” sobre ciência e fé, desmontando a tese do conflito, as instituições relevantes nessa área estão se voltando também às crianças e jovens em idade escolar
Após essa preparação no primeiro módulo, o segundo, chamado “Áreas de conhecimento”, entra pra valer nos temas “clássicos” de ciência e fé. As duas aulas iniciais tratam da pseudociência e do cientificismo, e depois vêm assuntos como os quatro modelos de relação entre ciência e fé de Ian Barbour, um panorama histórico, o caso Galileu (tem até uma breve citação deste colunista!), leis da natureza e milagres, Big Bang e criação do universo, princípio antrópico e “ajuste fino” do universo, finalizando com a mãe de todas as controvérsias, sobre criação e evolução – neste último tópico, que ocupa duas aulas, as quatro perspectivas são apresentadas de forma isenta, sem que se tome partido por nenhuma delas (a não ser pela menção a algumas inconsistências do criacionismo de Terra jovem).
Tudo muito bem feito, com a ajuda de vários recursos audiovisuais por meio de QR codes, e no fim de cada livro ainda há uma série de questões do Enem e de vestibulares importantes como a Fuvest, tratando dos temas abordados nos módulos.
O Ciência & Sapiência ainda tem mais dois módulos, “Amar para conhecer” e “Conhecer para servir”, mas eu não recebi os livros.
O conteúdo serve também para escolas católicas, ou não confessionais?
O Ciência & Sapiência é um material elaborado por evangélicos, tendo como público principal os estudantes de escolas confessionais evangélicas, e por isso é natural que a maioria dos autores citados ao longo dos módulos seja protestante. Mas também tem Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Santo Anselmo, William Carroll e outros autores católicos. E, ainda que eles não estivessem lá, o cristianismo que permeia todo o material é bem “lewisiano”, no sentido de que é o “mero cristianismo”: afirmações que todos os cristãos endossam independentemente de serem católicos, ortodoxos ou protestantes.
Ou seja, Ciência & Sapiência poderia ser usado tranquilamente em uma escola católica, ou mesmo em uma escola particular não confessional, caso o diretor ou coordenador pedagógico identificasse um grupo significativo de alunos cristãos e estivesse interessado em mostrar-lhes que não há incompatibilidade entre sua fé e a ciência, talvez usando o material como uma atividade extracurricular facultativa. E quanto a escolas públicas? Eu não descartaria o uso nas aulas de Ensino Religioso em escolas com muitos estudantes cristãos – isso, claro, se o diretor conseguir escapar da marcação cerrada dos maníacos do Estado laicista e dos militantes dentro do Ministério Público, do tipo que não deixa nem as crianças rezarem em paz no intervalo das aulas.
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Gostei da ideia, e agora?
Por enquanto, o Ciência & Sapiência está disponível apenas para escolas, que adquirem o material (on-line ou em versão impressa) em lotes. Não há como comprar o material individualmente, nem para uso em igrejas, nem para pais homeschoolers – embora a ABC2 esteja trabalhando na adaptação do material para igrejas e ensino domiciliar. A página do Ciência & Sapiência tem um link para contato via WhatsApp e também tem um endereço de e-mail específico.
Em resumo, vale muito a pena. É ótimo perceber que, depois de anos (e, em alguns casos, décadas) de atuação na discussão “adulta” sobre ciência e fé, desmontando a tese do conflito, as instituições relevantes nessa área estão se voltando também às crianças e jovens em idade escolar. O Instituto Faraday, da Universidade de Cambridge, tem o Faraday Kids, o Faraday Teens e o Faraday Educators; a BioLogos tem o Integrate. O ótimo livro Particles of Faith, da Stacy Trasancos, tem uma edição especial para estudantes. A ABC2, com o Ciência & Sapiência, começa a fechar essa lacuna em língua portuguesa.
Voltamos em um mês!
Por causa das férias do colunista, não teremos Tubo de Ensaio em 1.º de fevereiro, mas dia 15 já estaremos de volta!








