• Carregando...
Ian Barbour, um dos pais do debate moderno sobre ciência e fé, morreu em 24 de dezembro, aos 90 anos. (Foto: Templeton Foundation/YouTube)
Ian Barbour, um dos pais do debate moderno sobre ciência e fé, morreu em 24 de dezembro, aos 90 anos. (Foto: Templeton Foundation/YouTube)| Foto:
Ian barbour

Ian Barbour, um dos pais do debate moderno sobre ciência e fé, morreu em 24 de dezembro, aos 90 anos. (Foto: Templeton Foundation/YouTube)

Todo ano os veículos de comunicação publicam as retrospectivas do ano, o que inclui uma grande lista daqueles que se foram. Em 2013 tivemos várias perdas importantes, e a que mencionarei aqui, nesta volta do recesso de fim de ano, não apareceu em nenhuma das retrospectivas. O norte-americano Ian Barbour foi um dos primeiros acadêmicos a tratar com profundidade a relação entre ciência e religião e podemos considerá-lo um dos pais do moderno debate a respeito de ciência e fé. Barbour morreu na véspera de Natal, aos 90 anos; na grande imprensa, até onde eu sei, ganhou obituário apenas no Los Angeles Times, cuja leitura eu recomendo, pois mostra o impacto de Barbour no desenvolvimento do estudo da relação entre ciência e fé.

Uma das grandes contribuições de Barbour foi o desenvolvimento de uma, podemos dizer assim, “classificação” das perspectivas como se abordam questões de ciência e fé. Esse estudo culminou com When science meets religion, livro de 2000 que foi um dos primeiros que comprei quando comecei a me interessar pelo tema (sim, estou devendo uma resenha). Segundo Barbour, é possível olhar para os temas de ciência e fé sob quatro prismas principais: o do conflito, o da independência, o do diálogo e o da integração. Nesse livro, Barbour trata de diversos temas (aqueles que muitos já conhecemos: neurociência, evolução, criação do universo etc.) e de como eles são vistos de acordo com esses quatro paradigmas.

O novo sistema de comentários

No último post do ano passado, expliquei aos leitores o novo sistema de comentários que funciona não só para o blog, mas para todo o site. Lembro que existem duas maneiras principais de fazer comentários: cadastrando-se diretamente no site da Gazeta do Povo (e lembro que esse cadastro está aberto a todas as pessoas, ele não é exclusivo para assinantes do jornal), ou usando os perfis de vocês nas mídias sociais como Facebook e Twitter. Lamentamos que alguns de vocês tenham tido dificuldades para se cadastrar. Tenham certeza de que estamos trabalhando para resolver os problemas, um dos quais é a falta de informação sobre o número de comentários já recebidos em cada post do blog quando o leitor está na página principal do blog, a que traz todos os posts mais recentes. Mesmo em posts com dezenas de comentários, vocês só veem um balãozinho e a palavra “Comente”, como se aquele post não tivesse nenhum comentário. À medida que isso for consertado, avisarei a vocês.

Novo recesso

Primeiro foi o fim de ano; agora, ficarei uma semana fora, em uma viagem pelo jornal, por isso não teremos posts até o dia 10, a não ser que aconteça algo realmente grandioso.

——

Prêmio Top Blog, votação estendida!
Devia ter acabado no dia 9 de novembro a primeira rodada de votação da edição 2013 do prêmio Top Blog, mas resolveram adiar o prazo para… 25 de janeiro deste ano! Suponho que seja pela incompetência da organização, que deixou na mão os blogueiros que usam WordPress ao inventar um selo em Java, que o WordPress recusa (parece que agora estão resolvendo o problema). Em 2010 e 2011, o Tubo venceu a categoria “Religião/blogs profissionais” pelo voto popular. Em 2012, não ficamos entre os finalistas, mas o Blog Animal, também da Gazeta, venceu sua categoria pelo júri acadêmico. Para votar no Tubo, basta você clicar aqui ou no banner ao lado. Cada conta de e-mail só pode votar uma vez no mesmo blog, mas nada impede que, com uma mesma conta de e-mail, você possa votar em vários blogs de sua preferência. Da mesma forma, você pode votar no Tubo mais de uma vez se tiver duas ou mais contas de e-mail. Basta preencher, no alto da página do prêmio, seu nome e e-mail. Você receberá uma mensagem com um link para confirmar seu voto. Também é possível votar pelo Facebook.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]