i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Tubo de Ensaio

Foto de perfil de Tubo de Ensaio
Ver perfil

Ciência, religião e as pontes que se pode construir entre elas

O voto consagrou o que todos esperávamos

  • PorMarcio Antonio Campos
  • 29/10/2018 19:30
A festa da democracia chegou à União Astronômica Internacional. E deu Lemaître. (Foto: montagem)
A festa da democracia chegou à União Astronômica Internacional. E deu Lemaître. (Foto: montagem)| Foto:

Demorou um pouco, mas uma grande injustiça foi reparada.

Agora, a Lei de Hubble se chama Lei de Hubble-Lemaître, para reconhecer o papel do padre e astrônomo belga Georges Lemaître na construção do nosso conhecimento sobre o início do universo. O resultado da votação eletrônica feita entre todos os membros da União Astronômica Internacional foi divulgado nesta segunda-feira pela IAU. Os números da apuração mostram, no entanto, que a abstenção foi altíssima: dos 11 mil membros que receberam os códigos para participar da votação, apenas 4 mil deram sua opinião até o prazo final encerrado na sexta-feira passada. Destes, 78% aprovaram a resolução que tinha sido apresentada em agosto, no congresso da IAU em Viena, 20% foram contrários e 2% se abstiveram.

Os leitores do blog se lembram de que a fatura era para ter sido liquidada já em Viena, mas houve uma certa pressão para estender a votação a todos os membros da IAU, em vez das poucas centenas de pessoas que estavam presentes ao evento. Os astrônomos ainda estavam escaldados com a repercussão do “rebaixamento” de Plutão, que tinha sido decidido de forma semelhante, sem uma consulta mais ampla a toda a comunidade mundial de astrônomos.

O blog da Fundação do Observatório Vaticano tem um post escrito pelo jesuíta Bob Macke em que ele conta sua experiência de ter participado da assembleia geral da IAU em Viena (sua primeira vez nesse evento) e trata do resultado da votação.

Pequeno merchan

Além de editor e blogueiro na Gazeta do Povo, também sou colunista de ciência e fé na revista católica O Mensageiro de Santo Antônio desde 2010. A editora vinculada à revista lançou o livro Bíblia e Natureza: os dois livros de Deus – reflexões sobre ciência e fé, uma compilação que reúne boa parte das colunas escritas por mim e por meus colegas Alexandre Zabot, Daniel Marques e Luan Galani ao longo de seis anos, tratando de temas como evolução, história, bioética, física e astronomia. O livro está disponível na loja on-line do Mensageiro.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.