Unidos pelo amor

A arte que transforma e se transforma em uma comunidade

17/07/2023 20:22
Thumbnail

Visita à galeria A7MA, no Beco do Batman: voltada para a arte urbana que transformou uma região em São Paulo. | Reprodução

Como eu já contei aqui para vocês, o Clube da Alice foi selecionado para participar do Desafio Comunidades do Metaverso, como uma das dez iniciativas da América Latina e Caribe, entre 370 inscritos de 22 países. O desafio foi promovido pela Meta, dona das plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp, e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab).
Uma das gratas surpresas que tivemos durante a residência na sede da Meta em São Paulo, que era um dos prêmios do projeto para os selecionados, foi uma manhã de arte, diversidade, inclusão e cidade, em um tour pela Vila Madalena. Lá, tivemos a honra de conhecer e saber tudo sobre o Beco do Batman por quem o viu nascer e ajudou a construir o que, hoje, é um dos pontos turísticos mais famosos de São Paulo.
Os sócios da galeria A7MA, Enivo e Tche Ruggi.
Os sócios da galeria A7MA, Enivo e Tche Ruggi.
Os sócios da galeria A7MA, voltada para a arte urbana, Enivo e Tche Ruggi, nos receberam com muito carinho. Além de nos contarem tudo sobre o Beco do Batman, também nos presentearam com uma super experiência em que aprendemos mais sobre a técnica do grafite e ainda pudemos nos arriscar, mostrando nossa arte com a supervisão e o seu incentivo.
Hoje, o Beco do Batman recebe muitos turistas, principalmente estrangeiros, e o movimento é constante. Mas, nem sempre foi assim... Antes do homem morcego aparecer em um dos muros do beco em 1980, era até desaconselhado passar pelas ruas do local, por motivos de segurança, algo típico de um bairro pouco valorizado e de difícil acesso.
Depois que o super-herói atraiu a atenção de estudantes de arte, que começaram a colorir o muros da região com desenhos cubistas e psicodélicos, o local se valorizou e muitos comércios surgiram de olho nos turistas que começaram a chegar.
Entre vielas e travessas, os desenhos são renovados constantemente e os moradores do bairro ajudam a conservar as paredes que são extremamente disputadas pelos artistas.
Uma novidade é o Beco Expandido, uma experiência artística digital de realidade aumentada. Você aponta a câmera do celular pras obras selecionadas e elas ganham vida!
Se você gostou da ideia e se animou em visitar o Beco do Batman na sua próxima ida a São Paulo, anota aí mais uma dica: nos fins de semana e feriados, acontece uma feira de arte e artesanato das 9h às 18hs, uma boa oportunidade para fazer compras e garantir mais agito a sua visita.

Experiência

A experiência que a Meta nos proporcionou também é disponibilizada para grupos e ela acontece na sede da A7MA, uma galeria que parece uma extensão da rua e que dá as boas-vindas ao Beco do Batman se você chegar pela Rua Medeiros de Albuquerque.
Super indico uma passagem por lá, pois a A7MA representa a arte que nasceu nas ruas e, como eles mesmos citam em seu site, “a cada dia, a cada nova exposição e desafio do dia a dia é como se renovassem na união e no propósito de aproximar a arte de quem quiser ser envolvido por ela.” (SIC)
A arte transformou um espaço deserto e praticamente desconhecido em um dos pontos mais visitados de SP e, por meio desta transformação, uma comunidade se formou e artistas antes desconhecidos estão ganhando cada vez mais visibilidade e status.