Unidos pelo amor

Academia Alice, uma comunidade que respira empreendedorismo

18/07/2023 21:33
Thumbnail

A Academia Alice de Empreendedorismo surgiu para aproximar e capacitar mulheres que empreendem em pequenos negócios. | Divulgação

Ao longo da história, as mulheres foram excluídas do mercado de trabalho e da economia. Isso teve um impacto significativo na sociedade. No entanto, as coisas estão mudando e as mulheres estão se tornando cada vez mais empreendedoras e líderes empresariais.
Segundo dados do Sebrae, o empreendedorismo feminino promove benefícios para toda a sociedade. Além de ajudar a reduzir a desigualdade de gênero, a liderança das mulheres nas empresas colabora para tornar as organizações mais inovadoras, diversas, inclusivas e flexíveis.
Acredito, cada dia mais, que as mulheres empreendedoras são a chave para a mudança para a construção de uma economia mais justa e sustentável.
Mesmo com todo o cenário positivo de crescimento, ainda existem diversos avanços a serem feitos. Para ajudar mais mulheres a enfrentarem seus desafios e gerarem mais conexões, o Clube da Alice criou a Academia Alice de Empreendedorismo, que tem o patrocínio do Santander e o apoio fundamental do Sebrae.
A comunidade no Facebook da Academia Alice é recheada de dicas, mas o que as participantes gostam mesmo é de participar dos encontros presenciais que vêm acontecendo desde janeiro na sede do Sebrae.
Os temas dos encontros são definidos a partir dos pedidos das meninas e, nestes quatro meses, já tivemos temas como: planejamento estratégico, técnicas de vendas, gestão do tempo, mix de produtos e o tão esperado workshop com dicas para destravar o Instagram.
“A Academia Alice de Empreendedorismo tem sido uma grande oportunidade de ver como o movimento empreendedor feminino em Curitiba tem crescido e buscado se fortalecer. Acompanhei diversas fases do Clube da Alice e confesso que essa tem sido a mais empolgante! Desde que começamos, em janeiro, conheci mulheres incríveis (muitas delas eu já admirava por conhecer sua história pelo Facebook), pude mostrar mais meu trabalho e, ainda, por meio dos encontros no Sebrae, tenho aprendido a melhorar a gestão do meu negócio. Tem sido uma expectativa muito gostosa esperar pelas ‘segundas terças-feiras do mês”, cita a empreendedora e artesã Kessy Lima.
Pensando em empreendedoras como a Kessy, que possuem pequenos negócios e precisam antecipar problemas e soluções, é que são criados os temas para cada encontro.
“A razão de existir do Sebrae são os pequenos negócios, nós acreditamos em pessoas que sonham e fazemos o possível para que a jornada do empreendedor seja mais leve, mesmo sendo muito desafiadora. O Sebrae Delas incentiva as mulheres que embarcam nessa jornada que é empreender - e acho que a conexão com o Clube da Alice surgiu exatamente aí. Mulheres por natureza são sonhadoras, elas se inspiram, ajudam-se, apoiam-se, compartilham e resolvem problemas juntas. A Academia Alice de Empreendedorismo surgiu como um espaço para que essas mulheres se conectem, estudem, compartilhem e se sintam apoiadas e valorizadas”, relata Rafaela Boza, gestora do Programa Sebrae Delas, em Curitiba.