Unidos pelo amor

Metaverso: o futuro das comunidades digitais?

12/04/2023 17:06
Thumbnail

Paulo Ricardo Berlitz, eu e Felipe Guerra na construção do que será o Metaverso do Clube da Alice. | Divulgação

Se vocês me perguntarem uma boa definição para uma comunidade digital, eu vou compará-la a um metaverso, porque estes espaços não deixam de ser um ambiente em que os seres humanos interagem tanto social, quanto economicamente, através de seus perfis ou páginas, sendo um reflexo do mundo real, mas sem suas limitações físicas.
Mas, e o Metaverso de verdade, este que há pouco tempo parecia coisa de ficção científica para muitos? Como serão as comunidades neste novo mundo?
Para ajudar e conhecer melhor o que já está acontecendo atualmente, o BID Lab e a Meta criaram o Desafio Comunidades no Metaverso e o Clube da Alice está entre os 10 selecionados de 370 propostas apresentadas por comunidades de 22 países da América Latina para receber um conjunto de treinamentos online sobre desenvolvimento de comunidades, inovação responsável e realidade virtual e aumentada.
Além disso, os selecionados também receberão US$ 10 mil para contribuir com os objetivos da comunidade no metaverso e coaching personalizado em áreas nas quais a comunidade tenha oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
Estamos ansiosos pela residência de uma semana na sede da Meta em São Paulo para conexão com especialistas, compartilhamento de conhecimento e experiências em tecnologias e aplicações recentes do metaverso que acontecerá no fim de abril.
No fim da residência, teremos a oportunidade de expor nossa comunidade no Meta Innovation Day. Nosso estande no evento trará um paralelo das conexões femininas que, no passado, aconteciam em torno de uma mesa de chá e, hoje, acontecem no Facebook, em comunidades como o Clube da Alice e, no futuro, acontecerão no metaverso. Os visitantes poderão interagir com as “Alices” em tempo real para entender como a dinâmica da comunidade funciona.
Projeto do estande para o Meta Innovation Day.
Projeto do estande para o Meta Innovation Day.
O projeto do metaverso do Clube da Alice foi desenvolvido pelo arquiteto e meu amigo Felipe Guerra, que tem se aventurado nesse mundo desenvolvendo projetos de sucesso para grandes marcas como a Roca, Incepa, Touché Entretenimento e Banco do Brasil Seguros.
As comunidades selecionadas estão desenvolvendo tecnologias inclusivas na América Latina e no Caribe e o Desafio foi lançado com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre como estão sendo construídas comunidades no metaverso.
O BID Lab é o laboratório de inovação do Grupo BID, a principal fonte de financiamento e conhecimento para o desenvolvimento focado em melhorar vidas na América Latina e no Caribe. O propósito do BID Lab é impulsionar a inovação para a inclusão na região, mobilizando financiamento, conhecimento e conexões para testar soluções do setor privado em estágio inicial com o potencial de transformar a vida de populações vulneráveis afetadas pelas condições econômicas, sociais e ambientais. Desde 1993, o BID Lab aprovou mais de US$ 2 bilhões em projetos implementados em 26 países da América Latina e do Caribe.
No Brasil, além do Clube da Alice, também foi selecionada a Socialcrypto.art, que reúne artistas, produtores e criadores das favelas do Rio de Janeiro que desejam digitalizar e comercializar sua arte e, desse modo, contribui para o desenvolvimento socioeconômico das favelas.
Na próxima coluna eu volto cheia de novidades para vocês de como foi essa experiência na sede da Meta.