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Profissão: Community Manager

24/11/2022 17:00
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Yasmin Fadul Medeiros em uma palestra para os líderes de comunidades na sede da Meta em SP. | Marco Torelli

Se quando eu criei o Clube da Alice no Facebook alguém me contasse que existiria uma profissão no futuro em que as pessoas estudariam para fazer, de forma profissional, o que eu fazia de forma tão intuitiva, acharia uma loucura total.
Como as pessoas “loucas, louquinhas” são as melhores em profecias, poderia até acreditar na previsão que realmente se tornou uma realidade alguns anos depois.
Para quem não sabe, o community manager (gerente de comunidades) é o profissional responsável pela construção e gerenciamento de uma comunidade online. Simples assim. Eu mesma já contei a história de muitos deles por aqui.
A diferença da maioria dos administradores de comunidades para um community manager profissional é que o segundo é remunerado pelas mesmas funções que o primeiro faz por hobby ou em busca de uma realização pessoal.
E olhe que são muitos administradores de comunidades! Na minha primeira coluna por aqui eu contei sobre um dado impressionante: segundo um estudo feito pela NYU sobre governança e liderança de grupos do Facebook, mais de 70 milhões de pessoas estiveram ativas no último mês da pesquisa, liderando grupos na qualidade de administradores ou moderadores.
Algumas características comuns entre as pessoas que administram comunidades são o senso de coletividade, a empatia e a liderança. Porém, para se tornar um profissional da área é necessário ir além, já que será esta pessoa que irá gerenciar, planejar e acompanhar estratégias, execuções e resultados nas comunidades nas quais a marca que representa estiver inserida.
Existem algumas outras características muito importantes para que esse profissional tenha um bom desempenho, como inteligência emocional, criatividade e proatividade. No mundo online os conflitos são comuns, e é preciso inovar sempre para manter os membros interessados e estar sempre atento para tomar decisões rápidas antes que os conflitos se tornem problemas com grande proporção.
Em 2020 foi lançado um curso no Blueprint, plataforma de cursos e certificação da Meta, para quem quisesse se tornar um “Gerente de Comunidade Certificado pela Meta”, o que gerou um grande alvoroço entre os líderes que participam dos programas oficiais da plataforma. O curso ajuda as pessoas a aprimorarem a habilidade de criar, ampliar e manter uma comunidade online por meio de estratégias e ferramentas de criação de comunidades, mas não é tão simples quanto parece.
Fiquei muito aliviada quando passei no meu exame para garantir a certificação pois, mesmo com toda a experiência de muitos anos à frente do Clube da Alice, precisei me familiarizar com termos até então desconhecidos para mim.
Para conhecer um pouco mais sobre a profissão eu conversei com a Yasmin Fadul Medeiros, uma community manager não só certificada pela Meta, mas que também trabalha diretamente para a plataforma, que ajuda outros líderes nos seus desafios diários.
“Sou jornalista e me especializei em marketing digital e community management. Antes de trabalhar na Meta, passei por diversas agências de publicidade, atuando como gerente de comunidades e gerente de mídias sociais para diferentes marcas brasileiras”, conta ela que atualmente trabalha no Time de Parcerias com Comunidades da Meta, liderando o programa Laboratório de Aprendizagem para Comunidades do Facebook, um programa exclusivo que reúne líderes de grupos para que atuem em desafios compartilhados, descubram ideias únicas e experimentem conteúdos especializados para alcançar as metas individuais de suas comunidades.
Parte do seu trabalho, segundo ela, é desenvolver conteúdo educacional, promover treinamentos e oportunidades para que os líderes que são parte do programa continuem desenvolvendo suas comunidades. “Me conecto diariamente com administradores e moderadores em um grupo no Facebook, criado especialmente para participantes do programa. Adoro esse trabalho porque me conecta com pessoas do país inteiro que geram impacto significativo através das suas comunidades”, me contou Yasmin, uma apaixonada pelo que faz.
Ela explicou ainda que o Laboratório de Aprendizagem é um programa criado para oferecer suporte e conexão para líderes de grandes comunidades do Facebook no Brasil. Os participantes do programa têm acesso a conteúdo educacional e recebem suporte dedicado da equipe da Meta para que continuem a desenvolver comunidades engajadas e seguras. Além disso, esses líderes de comunidade influenciam na criação de novos produtos e soluções, através dos feedbacks compartilhados com a equipe da Meta.
Conhecendo tantos líderes, na opinião da Yasmin, a empatia, a capacidade de ouvir e conectar pessoas são características que os líderes de comunidades de sucesso têm. Segundo ela, para que os membros se sintam à vontade para compartilhar e interagir no grupo, eles precisam sentir que fazem parte de um ambiente seguro e inclusivo, por isso é importante que os líderes tenham a capacidade de fomentar um espaço convidativo para a interação.
Se você gostou e se animou com a possibilidade de se tornar um community manager também, fique ligado no que a Yasmin me contou. “Em 2020, a Meta lançou seu programa de Certificação para Líderes de Comunidade. A Certificação reconhece os profissionais que possuem a habilidade de gerenciar comunidades de sucesso. A Meta possui uma série de programas para a audiência de líderes de comunidade. Resumindo, para quem gostaria de se profissionalizar e trabalhar com community management, o Programa de Certificação é um ótimo lugar para começar. De acordo com Yasmin, os cursos online, materiais de estudo e teste prático irão ajudar os líderes interessados a desenvolverem e testarem seus conhecimentos na área, que poderão também fazer “um exame que irá atestar suas habilidades no gerenciamento de comunidades.”
Ela contou ainda que a Meta também desenvolve a Aceleradora de Comunidades e o Laboratório de Aprendizagem para Comunidades do Facebook, programas criados para oferecer financiamento, suporte e conexão para que os líderes continuem desenvolvendo comunidades de sucesso e que impactem positivamente a vida de tantas pessoas!
Fiquei super curiosa para saber se quem trabalha profissionalmente como líder também participa de outras comunidades como membro. “Com certeza, participo de várias comunidades como membro. Desde grupos profissionais, passando por grupos de interesses/hobbies, até os grupos de memes/humor. Adoro todos! É claro que não consigo participar ativamente de todos por conta do tempo, mas estou sempre de olho, reagindo e conhecendo novas comunidades”, confidenciou Yasmin.
E se você quer um conselho para quem quer começar uma comunidade, a Yasmin complementa. “Além da vontade de criar uma comunidade e conectar pessoas com interesses em comum, meu conselho seria definir muito bem a missão da sua comunidade e quais são seus objetivos. Ter diretrizes bem definidas, além de regras claras, irá ajudar os líderes a desenvolverem grupos saudáveis e engajados.”