Comunidades virtuais

O mais novo Community Manager: você

25/02/2022 17:48
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O amor por um assunto pode resultar em uma comunidade e conectar pessoas. | Divulgação

Nas nossas últimas conversas eu trouxe por aqui histórias de comunidades e como elas impactam positivamente na vida de seus membros.
Você já pensou que aquele seu amor por um determinado assunto pode se transformar em uma comunidade e reunir mais pessoas que que dividem este mesmo amor?
Se você gostou da ideia eu vou te ajudar a se tornar um Community Manager, em sua tradução, um gerente de comunidades e redes sociais. Vale lembrar que o termo ganhou status de profissão, que surgiu para atender a necessidade de muitas empresas para terem suas próprias comunidades.
Desenvolver uma comunidade em torno da marca, criar e gerenciar um ambiente em que as pessoas possam se conectar entre si e se sentir parte de um todo são algumas funções esperadas da nova profissão.
Então que tal um passo a passo para você mesmo criar sua comunidade, seguindo as dicas do próprio Facebook?
 " Nosso próximo foco é construir comunidades. "
" Nosso próximo foco é construir comunidades. "

1- Crie o seu grupo

  • Criar o grupo é muito simples: basta abrir o seu Facebook, clicar nas três barrinhas, selecionar a opção Grupos e tocar em Criar. 
  • Em seguida, clique em Criar grupo, escolha um nome para ele, selecione os amigos que deseja adicionar e toque em Avançar. 
  • Por fim, selecione a opção de privacidade, clique em Criar e pronto.
  • Se quiser que as pessoas o encontrem com facilidade e se deseja que as publicações no grupo fiquem visíveis para não membros, a dica é tornar seu grupo público
  • Se você não quer abrir, a opção é escolher a configuração de grupo privado, mas deixando-o visível na pesquisa. Desta forma, você mantém as publicações visíveis apenas aos membros, mas permite que as pessoas procurem e o encontrem facilmente. 
  • Caso o grupo trate de um assunto delicado, por fim, a opção é tornar seu grupo privado e oculto na pesquisa. Assim é possível manter a restrição máxima sobre a visibilidade do grupo e desejar que a participação se dê apenas por convite.

2- Adicione uma descrição

  • A descrição do grupo é uma ótima oportunidade de passar a primeira impressão para novos membros. A descrição deve informar claramente o objetivo do grupo para ajudar os novos membros a entender a melhor forma de se envolver com ele e fazer contribuições.

3- Carregue uma foto da capa

  • A foto da capa do grupo pode ajudar a dar forma à identidade ao mesmo. Seu grupo trata de um tópico ou localidade específica? Você pode usar uma imagem desse tópico ou lugar como a primeira foto da capa.
  • Se o seu grupo representar sua marca ele já deve nascer com a sua identidade visual da mesma para que seja facilmente reconhecida pelos brand lovers.
  • A foto para capa de grupo deve ter, de preferência, as dimensões de 1.640 px por 856 px (uma proporção de 1,91:1) e deve ser pensada tanto para o usuário mobile (celular) ou desktop.

4- Crie regras

  • Estabeleça regras e estipule o que você espera dos membros do seu grupo, dizendo como eles podem podem contribuir positivamente. As boas regras definem a atmosfera do grupo e são uma oportunidade de declarar o que os membros podem alcançar em conjunto.
  • Muitos administradores concordam que deveriam ter criado seus grupos já com algumas regras, em vez de incluí-las depois. Isso porque elas podem ajudar a evitar conflitos à medida que o grupo cresce e proporcionar uma sensação de segurança aos membros.

5- Adicione pessoas ao grupo

Desenvolver uma comunidade é criar um espaço em que as pessoas possam se conectar entre si e se sentir parte de um todo.
Desenvolver uma comunidade é criar um espaço em que as pessoas possam se conectar entre si e se sentir parte de um todo.
  • Adicione um amigo de confiança como o primeiro membro, para que ele possa dar um feedback inicial sobre o grupo. Quando estiver pronto, adicione membros que você acha que gostariam de participar. Encontre pessoas com interesses em comum e que possam ficar empolgadas com seu grupo. Reserve um tempo para fazer com que esses novos membros se sintam bem-vindos e valorizados.
  • Uma dica é convidar pessoas chaves para serem especialistas do seu grupo, elas podem dividir seu conhecimento com os membros e ganhar, em contrapartida, relevância para os seus perfis pessoais.
  • Se, por exemplo, o  seu grupo for sobre alimentação saudável,você pode convidar nutricionistas, nutrólogos e empresários da área de dietas para dividirem seus conteúdos com a comunidade. Estas parcerias são ótimas para os dois lados, pois os membros vão gostar de ter conteúdo de qualidade e para o profissional é uma ótima forma de divulgação.

6- Participe do grupo

  • Não adianta você criar a comunidade e não aparecer. A participação regular do administrador é essencial durante as primeiras fases de um grupo. Os membros podem não saber como participar. Por isso, liderar pelo exemplo pode fazer com que as pessoas fiquem mais confiantes.
  • Você pode participar pelo seu perfil pessoal ou, no caso de uma marca, utilizar a Fanpage como sua voz dentro da comunidade.

7- Crie uma equipe de moderação engajada

  • Conforme seu grupo cresce, você não precisa gerenciar tudo sozinho. Pergunte a membros confiáveis do grupo se estão interessados em participar e considere adicionar à equipe pessoas que tenham uma perspectiva diferente da sua.
  • Você pode promover qualquer membro do grupo a uma das duas funções: administrador ou moderador. Os moderadores têm menos permissões que os administradores. Assim, podem assumir parte das suas tarefas, sem terem mais controle total.

8- Faça com que os membros se sintam bem-vindos

  • Cumprimente os novos membros em uma publicação de boas-vindas, para que eles se sintam parte do grupo desde o primeiro dia. Incentive sua equipe de moderação a comentar na publicação e fortaleça a mensagem inicial de boas-vindas. Os comentários de membros existentes ajudam a incentivar novos membros a participar.

9- Prepare-se para os conflitos

  • Uma comunidade no Facebook é um ambiente perfeito para que as pessoas possam conversar e trocar muitas ideias. O problema é que pessoas pensam diferente e nas redes sociais algumas tendem a se exaltar para defender seu ponto de vista.
  • Nenhum grupo está livre de conflitos. Porém, se você for proativo, poderá trabalhar a fim de garantir que as pessoas saibam o que é permitido, para que, quando os conflitos surgirem, eles sejam resolvidos de maneira consistente.
  • Quando uma discussão em um grupo se torna problemática e você precisa intervir, é uma boa ideia ir com a cabeça fresca. Líderes de comunidade geralmente são conhecidos pela sua paciência e empatia. Mas lembre-se: quando um limite for ultrapassado, você pode bloquear o usuário de seu grupo e do seu perfil pessoal.

10- Mantenha os membros motivados

  • Manter os membros envolvidos com publicações interessantes é um constante desafio de criatividade. Fazendo crowdsourcing de seus tópicos e conteúdo, deixe sua comunidade fazer parte do trabalho pesado.
  • O conteúdo que vem da comunidade promove a participação: quanto mais seus membros compartilharem e se conectarem, mais vibrante e acolhedora será sua comunidade.
Agora, mãos à massa!