Vida Botânica

Bem-vindo, inverno! Como cuidar das suas plantas no frio

23/06/2023 15:40
Thumbnail

Plantas que florescem no inverno, como a caliandra, não precisam receber podas nessa época para estimular brotação. | Bigstock

Apesar dos dias frios ainda estarem um pouco tímidos neste ano, o inverno oficialmente chegou! Já podemos começar a tirar do armário os casacos, cachecóis e também as ferramentas de jardinagem, afinal precisamos cuidar das nossas plantas para garantir que elas passem por esta época do ano de forma saudável e tranquila para que, lá na primavera, nos presenteiem com muita beleza e vitalidade.
Pegue seu casaco e vamos lá!

Plantas dentro de casa:

  • Regas: geralmente as regas se tornam mais espaçadas durante o inverno, já que, com a temperatura mais baixa e a menor ventilação dos ambientes, a umidade permanece nos vasos por mais tempo. Antes de regar suas plantas novamente, confira o substrato para ver se elas precisam mesmo de água ou se você pode esperar mais alguns dias.
  • Vistoria: é bastante comum nesta época do ano aparecerem algumas doenças de fungos e bactérias que atacam nossas plantas: ele encontram um ambiente propício para se desenvolverem por conta da umidade nos vasos e da falta de ventilação dentro de casa. Assim, é importante dar uma olhada mais atenta nas folhas, caules e no substrato para ter certeza que está tudo certo.
  • Água parada: essa é uma dica que vale para o ano todo, mas no inverno ainda mais: cuide para não deixar água acumulada nos pratinhos e cachepôs. O excesso de água no substrato pode causar podridões nas raízes e no caule.

Jardins, varandas e quintais:

Apesar do tempo fresco, o ar seco pode comprometer a umidade, por isso não descuide das regas no frio.
Apesar do tempo fresco, o ar seco pode comprometer a umidade, por isso não descuide das regas no frio.
  • Geadas: o principal cuidado com as plantas que estão no ambiente externo é monitorar a previsão do tempo e a possibilidade de geadas na sua região para proteger as plantas a tempo. Se houver previsão cubra suas plantas mais sensíveis com uma lona ou tecido no dia anterior, para que não queimem e possam vir a morrer. Lembre-se de retirar essa proteção na manhã seguinte após a geada, viu?
  • Regas: diferentemente das plantas em vasos dentro de casa, as plantas que estão no jardim e diretamente no solo acabam sentindo menos a falta ou o excesso de água. Contudo, o tempo pode ficar muito seco por conta dos ventos e da falta de chuvas nesta época, afetando as plantas mais sensíveis que estiverem no ambiente externo. Se perceber o tempo muito seco e suas plantas sofrendo pela falta de água, faça regas em todo seu jardim.
  • Podas: aproveite o metabolismo reduzido das plantas durante o inverno para fazer podas de limpeza de galhos secos e doentes e fazer podas nas plantas que florescem na primavera, para estimular novas brotações e um florescimento mais vistoso para a próxima estação. O segredo destas podas é realizá-las nos meses sem a letra R: maio, junho, julho e agosto. Além disso, faça o corte sempre em diagonal e com suas ferramentas limpas. Nas plantas que florescem durante o inverno, a poda para novas brotações não é necessária, faça somente uma poda de limpeza dos galhos secos. São algumas dessas plantas: camélia, caliandra, azaléia, glicínia e jasmim-dos-poetas.