Fauna e flora

Sophia Louise Karl

Dicas de cuidados, espécies, curiosidades e inspirações. Na coluna 'Vida Botânica', a engenheira agrônoma paisagista Sophia Louise Karl se dedica a trazer informações sobre o maravilhoso mundo das plantas, compartilhando conhecimentos sobre como cuidar e fazer delas parceiras para trazer mais vida e bem-estar, dentro e fora de casa.

Vida Botânica

Plantas e pets: aprenda como manter uma convivência harmoniosa

05/11/2021 12:26
Thumbnail
Pets e plantas são ótimos companheiros em nossa rotina, não é? Mas é preciso manter alguns cuidados para que a convivência seja saudável e harmoniosa. Afinal, não queremos que os pets estraguem nossas plantas e nem que plantas tóxicas possam fazer mal aos bichinhos. Por isso, aqui estão algumas dicas importantes para esta relação:

Observe!

  • Antes de tudo, observe se seu bicho de estimação demostra interesse pelas plantas. Afinal, para alguns pets, as plantas não são tão interessantes.

Objetos pela casa:

  • Mantenha brinquedos que incentivem os pets a brincar com atividades motivadoras. Desta forma, os brinquedos irão captar a atenção dos bichinhos, que podem, então, não ter tanto interesse pelas plantas.

Atividades físicas:

  • É importante fazer com que seus pets gastem energia ao longo do dia. Por isso, faça caminhadas e passeios e, no caso de gatos, inclua atividades estimulantes, essenciais para sua rotina, como os arranhadores.

Aromas cítricos ou desagradáveis para os pets:

  • Geralmente, os animais de estimação não são atraídos pelos cheiros cítricos, como limão e laranja. É possível aplicar gotas de óleo essencial cítrico no substrato das plantas (sem entrar em contato com o caule da planta!) ou fazer uma mistura caseira de suco de laranja ou limão com um pouco de água e aplicar nos vasos, para mantê-los afastados.

Escolha das plantas:

  • Para garantir a segurança dos bichinhos, é importante incluir plantas que não sejam tóxicas, caso ingeridas pelos pets mais curiosos. Algumas opções de plantas pet-friendly ótimas para ambientes internos são: marantas, peperômias, rhipsalis, samambaias, asplênios e fitônias. E algumas espécies tóxicas que precisam de cuidado caso ingeridas são: filodendros, ficus, costela de adão, dracenas e begônias.
Com os devidos cuidados, é possível manter uma casa linda com a presença das plantas e com a alegria dos pets em nossa rotina! Se estiver com dúvida se sua planta é tóxica, pode escrever para mim, que ficarei feliz em te ajudar! :)

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!