No frio

Cuidados com as plantas e os jardins durante o inverno

15/06/2022 15:19
Thumbnail
Desde o outono já enfrentamos vários dias de frio. E agora, com o inverno oficialmente se aproximando, a partir do dia 21 de junho, precisamos adquirir alguns cuidados diferentes em nossa rotina, especialmente com nossas plantas e os jardins.
As baixas temperaturas podem afetar drasticamente o crescimento e desenvolvimento de algumas plantas, podendo até matá-las em casos de frio intenso. Apesar de ter um efeito devastador para algumas espécies, o frio para outras plantas é essencial e necessário para o florescimento e até a frutificação, como as maçãs, as frutas cítricas, as ameixas, pêssegos e as uvas, por exemplo.

Dicas para o frio

No caso de hortas e plantas ornamentais mais delicadas, especialmente as tropicais, esta época do ano pode ser mais danosa. Por isso, aqui estão cinco dicas para proteger suas plantas durante o frio:
  • Sempre verifique o substrato antes de regar suas plantas: se estiver ainda úmido, espere um ou dois dias para refazer a rega. Geralmente, nos dias mais frios a frequência das regas pode diminuir. E, cuide para não deixar água acumulada no pratinho ou cachepô e manter a planta encharcada. 
  • Monitore a previsão do tempo em sua região e, em caso de quedas bruscas de temperatura e geada, proteja suas plantas nos ambientes externos na noite anterior. Plantas em vasos podem ser deslocadas para locais cobertos e protegidos e, no caso de jardins e hortas, é preciso cobrir as plantas para que não queimem com o frio intenso. É possível utilizar lonas, tecidos, sacolas plásticas presas ao chão, sacos de papel e até garrafas PET cortadas ao meio para pequenas mudas. Durante o dia, retire as coberturas para as plantas receberem a luz do sol.
  • Cubra o solo dos jardins e hortas com uma camada de folhas secas, galhos mortos ou serragem para proteger as raízes das plantas. Esta camada funciona como uma manta térmica para a planta, e evita os danos pelo frio. 
  • Prefira fazer as regas pela manhã, para que as plantas tenham as temperaturas mais amenas ao longo do dia para evaporar a água excedente do substrato e não danificar as raízes.
  • Observe folhas amarelas que podem surgir eventualmente nas plantas que entram em dormência nesta época do ano. Especialmente plantas tropicais, como a Alocasia, o Caladium e as Begônias, podem perder todas as suas folhas para rebrotar na primavera. Caso surja alguma folha amarela em suas plantas, corte-a e polvilhe canela em pó no local para evitar o acúmulo de umidade, que pode se tornar uma porta de entrada para doenças.