Vida Botânica

O espetáculo da natureza na primavera

22/09/2022 11:08
Thumbnail

A famosa Bougainville também é conhecida como Primavera, justamente por sua época de floração. | Concha Mayo/Unsplash

Neste dia 22 de setembro nos despedimos do inverno – que neste ano foi bastante atípico com temperaturas altas e muitas chuvas – para recebermos a estação colorida e perfumada: a primavera.
Com os dias quentes do inverno, vimos muitas plantas florescendo antes do esperado, já que encontraram as condições necessárias para o desabrochar das flores. A famosa Bougainville, também conhecida como Primavera (justamente por sua época de floração), já coloriu as ruas e jardins ao redor da cidade por conta do inverno mais ameno. Rosa, vermelho, branco e até laranja formaram este espetáculo da natureza, que nos presenteou antecipadamente com suas flores.

Flores e mais flores

Para manter suas plantas com saúde e energia para continuarem bonitas e com flores na primavera e até no verão, é preciso ter alguns cuidados nesta época. Já marca na sua agenda e vamos lá:

Regue os jardins com abundância! 

Especialmente em plantas que florescem e em espécies frutíferas, é muito importante manter as regas frequentes, sempre garantindo uma boa drenagem do solo, para que as plantas não fiquem encharcadas.

Faça a aeração no solo 

Para garantir a oxigenação das raízes e descompactar o solo, é preciso aerá-lo, ou seja, revolvê-lo de forma cuidadosa para deixá-lo mais “soltinho”.

Não se esqueça da adubação!

Depois de revolver e aerar o solo, faça uma adubação para suas plantas. Nesta época do ano, é preferível utilizar um adubo mais rico em fósforo, que contribui para a formação de flores.

Faça aquela limpeza geral no jardim

Muitas vezes ao longo do inverno, as plantas podem perder algumas folhas e essas partes secas podem ser um atrativo para pragas e doenças. Por isso, faça podas de limpeza, retirando ramos mortos e danificados.