Vida Botânica

Pragas nas plantas: conheça as espécies e saiba como identificar

23/11/2023 14:51
Thumbnail
Na última coluna, você descobriu que nem todo inseto que aparece no seu jardim é uma praga e que, muitos deles, podem trazer benefícios e cumprir papéis importantes para a saúde das plantas.
Nesta coluna, vamos dar continuidade ao tema e aprender a identificar algumas pragas que podem, estas sim, atacar suas plantas, causar prejuízos e até levá-las à morte.
Primeiramente, vamos à definição do que é uma praga no jardim: são espécies de insetos que podem causar danos às plantas, comprometendo seu desenvolvimento e crescimento. Fungos, bactérias e vírus não são considerados pragas, mas sim doenças. E este pode ser um tema para outra coluna! Agora, vamos às pragas mais comuns encontradas nos jardins:

Cochonilhas

Cochonilhas brancas farinhentas.
Cochonilhas brancas farinhentas.
São pequenos insetos com cerca de 4mm de comprimento, sugadores de seiva que atacam o caule e as folhas das plantas. Há dois tipos principais de cochonilhas: as brancas farinhentas e as de carapaça, que possuem uma estrutura firme e resistente que recobre o corpo, dificultando seu controle. Ao atacarem a planta, as cochonilhas extravasam uma seiva espessa e adocicada que atrai formigas e causa o aparecimento de fumagina, um fungo com aspecto de fuligem preta.

Pulgões

Pulgões atacando as novas brotações.
Pulgões atacando as novas brotações.
Também são insetos sugadores e atacam principalmente os tecidos mais jovens, como brotações e novos ramos nas plantas. São muito pequenos, têm cerca de 2mm de comprimento, longas antenas e colorações que variam do amarelo e verde ao marrom escuro.

Ácaros

Ácaros vermelhos atacando uma folha, em zoom.
Ácaros vermelhos atacando uma folha, em zoom.
São minúsculos aracnídeos que medem cerca de 0,5 mm e que também sugam a seiva das plantas. Formam teias e esse é um sinal claro da infestação por ácaros, como na imagem ao lado. Os ácaros estão associados à baixa umidade relativa do ar, então plantas em locais secos e mal ventilados são mais propícias a sofrerem com este inseto. Como são muito pequenos e não visíveis a olho nu, percebemos sua presença quando já há sintomas nas plantas, como a teia e folhas com manchas amareladas.

Lagartas

Lagarta causando prejuízos para a planta.
Lagarta causando prejuízos para a planta.
São a fase jovem das mariposas e borboletas e têm o hábito mastigador, ingerindo as folhas e causando desfolhamento. As lagartas enfraquecem a planta por diminuir sua capacidade fotossintética. Possuem diversas colorações e tamanhos, podendo muitas vezes se camuflar nas folhas, dificultando o controle.