i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Você, amanhã

Foto de perfil de Você, amanhã
Ver perfil

Um guia de navegação para o futuro em um mundo exponencial e em transformação

Profissional do futuro

Soft skills não são tudo o que você precisa para a sua carreira

  • Por Allan Costa
  • 17/03/2020 11:17
Soft skills não são tudo o que você precisa para a sua carreira
| Foto: Bigstock

Nos últimos anos temos visto a ascensão da importância das soft skills, tanto em publicações quanto no mercado de trabalho. Soft skills são descritas como habilidades muito mais ligadas ao lado comportamental e emocional de um determinado profissional, em contrapartida às habilidades técnicas.

Alguns especialistas defendem que esse conceito foi usado pela primeira vez na década de 1970 por militares do exército dos Estados Unidos. Na ocasião, o termo foi apropriado para diferenciar as habilidades técnicas de um determinado soldado (como sua capacidade de mexer no maquinário militar) de outras habilidades como liderança e capacidade de ensinar aos outros de forma clara.

No contexto do mercado de trabalho de hoje, o conceito é utilizado para se referir a habilidades como inteligência emocional, foco, colaboração, empatia e assim por diante. Você provavelmente já leu em algum lugar que essas são algumas habilidades mais importantes do chamado “profissional do futuro”.

Até concordo quando me deparo com esse tipo de afirmação. Mas tenho algumas ressalvas. Como tudo na vida, quando realizamos um movimento pendular que leva qualquer coisa ao extremo, corremos o risco de “passar do ponto”. E o que tenho observado é que muitas publicações têm praticado um quase “endeusamento” das soft skills, elevando-as a um patamar que passa a sensação de que são as únicas habilidades necessárias a esse “profissional do futuro”.

É quase como afirmar que ter inteligência emocional, foco, poder de colaboração e empatia são suficientes para uma carreira de sucesso. Não são. 

Entendo perfeitamente todo o hype em torno do tema. Por muito tempo, as soft skills foram negligenciadas pelo mercado de trabalho em favorecimento das hard skills. Se você era um bom executor de uma determinada tarefa ou tinha um conhecimento técnico profundo, aquilo já era, na maioria das vezes, suficiente. Contudo, muitas das regras que valiam para o mundo do trabalho no século 20 não se aplicam ao século 21.

A partir do momento em que começamos a adicionar mais e mais tecnologia em nosso cotidiano e nos processos de nossas empresas, o lado humano de cada profissional foi se tornando cada vez mais relevante. O mundo dos negócios e do trabalho se tornou complexo demais para ser gerido apenas pelas “leis” das hard skills.

O acesso à informação e a competitividade aumentaram. Como consequência, as habilidades que nortearam o mercado de trabalho no século passado foram se tornando insuficientes para esse novo mundo. 

Perceba que eu usei a palavra “insuficientes” e não “inúteis” ou “irrelevantes”. Quando algum profissional (e aqui me refiro principalmente aos jovens, entrando ou buscando entrar no mercado de trabalho) lê alguma reportagem ou manchete com título “Essas são as habilidades do futuro” e se depara com habilidades como criatividade, comunicação, colaboração, ele pode erroneamente pensar que essas são as únicas habilidades do futuro e que apenas com esse conjunto ele conseguirá uma carreira de sucesso.

Acredite, tenho visto isso acontecer. E não é pouco. 

Meu objetivo com essa reflexão é chamar atenção para a necessidade de buscar um ponto de equilíbrio nessa história toda: o fato de as soft skills terem crescido em importância nos últimos anos (e esse crescimento deve continuar) não significa que as hard skills se tornaram irrelevantes.

Você ainda precisa ser tecnicamente bom em várias coisas para ser bem-sucedido. Possuir diversas habilidades do lado comportamental e atitudinal sem conhecimento técnico específico pode te transformar em um colega de trabalho extremamente colaborativo, agradável e empático - mas que, no fim do dia não entrega resultados. E sabemos o que acontece com quem não entrega resultados dentro de uma empresa.

Por isso, não poderia deixar de ser um árduo defensor das soft skills. Coisas como a empatia, por exemplo, tornaram-se poderosos diferenciais para profissionais que querem se destacar no mercado de trabalho do século 21. Mas, ao mesmo tempo, é ingenuidade simplesmente descartar as hard skills, como se esses dois conjuntos de habilidades fossem excludentes. Não caia nessa.

Não negligencie as soft skills, transformando-se em um robô corporativo

Mas, ao mesmo tempo, ao se deparar com o discurso sedutor desse tipo de competência, não jogue tudo para o alto e pare de investir em suas habilidades técnicas. Procure tornar-se tão bom quanto possível naquilo que você escolheu apostar sua carreira.

Soft skills e hard skills devem andar juntas. Como (quase) tudo na vida, o segredo aqui é o equilíbrio.

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • R

    REYNALDO AQUINO DE PAULA

    ± 4 horas

    Otima colocação. Perfeito!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sidnei

    ± 8 horas

    excelente artigo. Gostei muito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.