Thumbnail

“Sorte ocorre quando a oportunidade se encontra com a preparação”. Na coluna da semana, Allan Costa ensina como cada um pode aprender a buscar a sorte.

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Sorte e oportunidade

Sorte pode definir o sucesso na carreira e você pode aprender a encontrá-la

06/10/2020 13:46
Eu sou a última pessoa que você verá atribuindo, de
forma simplista, o sucesso de alguém ou de alguma companhia à sorte. Mas ela é,
sim, uma das variáveis em histórias consideradas de sucesso. O que nem todo
mundo compreende é que sorte nos negócios e na vida nem sempre é algo que acontece, mas, sim, algo que nós podemos
ajudar a criar.
Ao dizer que uma pessoa ou uma empresa tiveram sorte,
muitas vezes queremos tirar da equação todos os outros elementos, como
preparação, experiência, investimento. Em outras, simplesmente ignoramos que a
sorte existe e criamos narrativas detalhadas a respeito do desenvolvimento de
carreiras e empresas, como se tudo fosse previsível e linear.
O que proponho aqui é uma visão equilibrada. Podemos não admitir, mas situações de sorte estão
sempre presentes em histórias sobre grandes conquistas. E já que ela pesa nos
resultados, como, então, aumentar as chances de nos encontrarmos com ela?
A sorte não é mágica, mas racional. Pessoas sortudas escolhem trabalhar com todas as probabilidades que a vida lhes apresenta. Isso quer dizer que são seus padrões de comportamento que criam a sua sorte. As ações e reações que você tem em relação aos eventos e às pessoas com quem você interage durante a vida.
Quem tem sorte costuma maximizar oportunidades. Como?
Percebendo quando elas se apresentam e agindo. Também tem o hábito de ouvir
palpites e esperar a situação certa surgir, sem ansiedade. E se mostra
resistente, por acreditar que quanto mais determinação se tem para fazer algo
funcionar, mais perto está de se conseguir.
Ao olharmos para o sucesso de empresas, como Google ou
Amazon, costumamos traçar uma linha reta, como se todas as decisões tomadas
internamente tivessem sido as mais racionais e planejadas quanto possível. Mas,
na realidade, o tamanho da amostragem importa em uma trajetória de sucesso. O
que significa que testar inúmeras hipóteses aumenta as chances de sorte nas
tentativas feitas nos negócios, nas carreiras e nas iniciativas de inovação.
Outro ponto importante é ampliar o terreno de possibilidades, falando com o máximo de pessoas possível, lendo a respeito de novos assuntos e explorando caminhos não comprovados. Lembre-se da clássica frase: “Sorte ocorre quando a oportunidade se encontra com a preparação”.
É impossível determinar o instante de a sorte aparecer, mas ela se torna mais favorável para quem corteja o acaso. Pode ser em um café. Pode ser a partir de uma mensagem no LinkedIn. O importante é estar sempre com os olhos abertos e pronto para o que o mundo tem a oferecer.