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Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Menos foco em tecnologia, mais foco em modelos de negócio

30/06/2020 11:00
Inovação não é sobre tecnologia, mas sim sobre pessoas. Gestores ainda tratam "inovação" e "tecnologia" como sinônimos. Essa confusão não é uma surpresa.
Devido à expansão tecnológica que tivemos nas últimas décadas, novas descobertas representaram verdadeiras revoluções. Com todas essas transformações acontecendo em tão pouco tempo, não é estranho que muita gente acabe confundindo as coisas e coloque tecnologias como fim.
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Sabemos, no entanto, que ela é meio. Um meio de transformação. Uma ferramenta a ser utilizada por empreendedores criativos a fim de entregar valor de forma inovadora para usuários.
Quando defendo um foco menor em
tecnologia não falo em diminuir o valor que ela intrinsecamente tem para
iniciativas inovadoras. Me refiro, na verdade, a tratá-la como meio para que
transformações aconteçam.
Perceba, é comum que nos deixemos levar pela empolgação quando falamos sobre inteligência artificial, realidade aumentada, blockchain e assim por diante. Essas tecnologias são, de fato, revolucionárias e sentimos que estamos no meio de algo muito maior. A grande questão é que a inovação não vem das tecnologias per se. O verdadeiro valor está na transformação dos modelos de negócio.
A Netflix, por exemplo, não se tornou
inovadora simplesmente pelas tecnologias que adotou em seu negócio. Todas elas
existiam e já estavam disponíveis. A grande inovação veio a partir do momento
em que a empresa utilizou essas tecnologias para transformar o seu modelo de
negócio.
Considero essa reflexão como uma das
mais poderosas formas de se mudar o tão falado mindset e de se começar a pensar de forma mais inovadora. Como
quase tudo na vida, isso é muito mais fácil falar do que fazer.
A primeira etapa é colocar na cabeça
que inovação e tecnologia não são a mesma coisa. Elas são parte da mesma
equação. A tecnologia é um meio para que a inovação aconteça. Ponto.
A segunda etapa é perceber que a
tecnologia não é o objetivo final. Persegui-la como tal pode fazer com que sua
empresa tente implementar novas tecnologias simplesmente porque parecem
importantes, o que pode acabar gerando prejuízos financeiros. A tecnologia é,
então, um caminho para que a mudança aconteça.
A terceira etapa é encarar a
tecnologia como meio de transformação de modelos de negócio. A pergunta
importante a ser feita é: como as tecnologias já disponíveis podem atualizar o
meu modelo de negócio e como eu posso, a partir disso, entregar mais valor para
meus clientes?
Se a inovação não for sobre pessoas, não há razão de ela acontecer.