• Carregando...

Agora é definitivo. A partir de primeiro de maio, a avenida Champs-Elysées vai ser fechada, um domingo por mês, para circulação de veículos. A medida foi aprovada pelo Conselho de Paris na semana passada e segue uma inciativa feita em caráter experimental em setembro do ano passado, no Dia  Mundial sem Carro.

A data de fechamento da avenida irá coincidir com o dia em que os museus são gratuitos na cidade, ou seja, o primeiro domingo de todo mês. De acordo com a associação Airparif, que mede a qualidade do ar em Paris, no dia em que a Champs-Elysées foi fechada para veículos no ano passado, houve uma queda de até 40% nas emissões de poluentes e o barulho percebido na região diminuiu em 50%.

Avenida Champs-Elysées fechada para pedestres durante o Dia Mundial sem Carro, em setembro de 2015. (Sâmar Razzak)

Avenida Champs-Elysées fechada para pedestres durante o Dia Mundial sem Carro, em setembro de 2015. (Sâmar Razzak)

O Conselho do município de Paris aprovou ainda a ampliação do perímetro sem veículos na próxima edição do Dia Mundial sem Carro, que acontecerá no próximo dia 25 de setembro. Outra novidade foi a ampliação do projeto “Paris Respira”, que mantém fechadas algumas ruas de Paris aos domingos e em todos os feriados. O Conselho aprovou outras nove áreas que farão parte do projeto que já conta com 13 locais participantes. A medida passa a valer a partir do verão de 2016.

E a suspensão da circulação de veículos em Paris não vai parar por aí. Após a edição de 2016 da Paris Plage, que ocorre às margens do Sena, a prefeitura também irá restringir a circulação de veículos na margem direita do rio na via Georges-Pompidou (entre o Tunnel des Tuileries e a Pont de l’Arsenal).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]