• Carregando...
Paris do futuro
| Foto:

Em bem pouco tempo, a Paris que você está acostumado a ver não será mais a mesma. Na semana passada, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, premiou 22 projetos arquitetônicos que venceram o concurso “Reinventar Paris”,  lançado pela prefeitura da cidade há um ano. O objetivo é de, até 2020, transformar 22 pontos da cidade. Ao todo, mais de 800 grupos manifestaram interesse de participar do concurso; 372 projetos foram apresentados e 22 finalistas foram escolhidos por um júri internacional. O que eles têm em comum? Muita área verde.

Os projetos são ousados e darão uma cara completamente diferente para Paris. É o caso da proposta para o 13eme arrondissement. Chamado de “In Vivo”, o projeto propõe um prédio residencial com terraços que abrigarão hortas, estrutura externa vegetalisada onde serão cultivadas micro-algas para a pesquisa biomédica.

Projeto “In vivo”: hortas, pesquisa médica e residências. (foto: Xtu Architectes / paris.fr)

 

Outro projeto interessante é para a antiga Gare de Masséna, um prédio tombado pelo patrimônio da cidade de Paris, readquirido pela prefeitura em 2007 e que foi construído por Le Corbusier. Ali sera construída uma “torre de babel ecológica”, totalmente em madeira e que vai abrigar uma fazenda comunitária. O projeto “Ré-Alimenter Masséna” pretende transformar o lugar num centro comunitário, onde qualquer pessoa pode cultivar alguma coisa.

A

A “torre de babel moderna” vai abrigar uma fazenda comunitária. (Foto: Dorell.Ghotmeh.Tane / Architetcs / paris.com)

No 17ème, um estacionamento vai dar lugar a um fantástico projeto de alojamentos sociais cercados por uma floresta periférica. Intitulado “Mille Arbres” , o projeto foi concebido pelo arquiteto japonês Sou Fujimoto.

Um conjunto de residências sociais dentro de uma verdadeira floresta: é o “Mille Arbres”. (Image © Manal Rachdi OXO Architectes + Sou Fujimoto Architects)

 

A estimativa da prefeitura de Paris é que os projetos, juntos, somarão 1,3 bilhão de euros em investimentos e criarão cerca de dois mil empregos na área da construção civil por um período de no mínimo três anos. Com os novos projetos, a cidade ganhara uma área plantada de 26 mil metros quadrados, uma floresta, além de telhados e muros vegetalisados. Quem quiser conhecer os 22 projetos escolhidos pode navegar aqui, no mapa interativo feito pela prefeitura de Paris.

Uma exposição foi montada com os 74 projetos finalistas do concurso. Até o dia 8 de maio, no Pavillon de l’Arsenal, será possível conhecer com mais detalhes as ideias inovadoras pensadas para Paris. Aos sábados e domingos, às 11h e 15h, estão sendo realizadas visitas guiadas e gratuitas (mas é preciso se inscrever antes pelo site).

*E eu quero pedir desculpas pelo sumiço. Foi um fim de ano intenso, que emendou com férias no Brasil. Mas estou de volta à rotina parisiense e este espaço voltará a ser devidamente alimentado 😉

Serviço:

Exposição Réinventer.Paris

Onde: Pavillon de l’Arsenal – 21, boulevard Morland

Horário: de terça à sábado, das 10h30 às 18h30 e aos domingos das 11h às 19h

Como chegar: Mêtro Sully-Morland ou Bastille (linhas 1-5-7-8)

http://www.pavillon-arsenal.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]