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Concorrente de peso

Austrália oferece novas vantagens para atrair brasileiros

Com interior praticamente despovoado, governo quer desbravadores estrangeiros no “cerrado” da Austrália; e para isso vai investir US$ 3,7 bilhões em infraestrutura

Brunno Covello/Gazeta do Povo Austrália é inclusive um dos concorrentes do Brasil na criação de gado. | Brunno Covello/Gazeta do Povo

Austrália é inclusive um dos concorrentes do Brasil na criação de gado.

Um dos principais destinos de quem tenta a vida no exterior, o governo da Austrália está investindo para que estrangeiros mudem para o país, pelo menos quando o assunto é o agronegócio.

Os Estados de Queensland, Western Australia and Northern Territory representam quase 40% do território australiano e apresentam 17 milhões de hectares de solo agricultável. Com 80% da população concentrada em regiões litorâneas, o interior é quase despovoado e com terras de sobra para lavouras e criação de gado. É praticamente o que houve no cerrado brasileiro há algumas décadas, com uma diferença: para atrair investidores estrangeiros para essas regiões, o Governo australiano irá investir até 2020 US$3,7 bilhões em infraestrutura, como a construção de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias para facilitar as exportações.

Com características muito similares, o Brasil é um dos principais focos da Austrália, que oferece uma estrutura de apoio para quem quiser cultivar lavouras ou manter rebanhos no país oferecendo incentivos como facilidades de negócio com fundos de investimento e compra de territórios liberada.

“Quando investem na Austrália, produtores e criadores brasileiros ganham conhecimentos tecnológicos, aumentam a escala de comercialização de seus produtos e têm maior margem de lucro nas exportações”, explica o Cônsul Geral da Austrália no Brasil, Greg Wallis.

Dona da 13ª maior economia global, a Austrália apresenta uma economia sólida e saudável, com 26 anos de crescimento contínuo e é uma das poucas regiões no mundo com terras disponíveis para plantio, cultivo e criação.

“O país possui acordos de livre comércio com quase todas as nações da Ásia e do Pacífico, apresentando-se como grande vantagem para investidores estrangeiros. A Austrália exporta para nações como Japão e Estados Unidos com valor agregado que chegam ao dobro do que produtos vendidos pelo Brasil”, destaca Greg Wallis.

A China tem sido o principal destino da produção agrícola australiana, com negócios de US$6,4 bilhões por ano, em média, tendo como grande atrativo a logística. “O crescimento populacional da Ásia também é outra vantagem para os negócios, já que com isso cresce o interesse asiático por alimentos seguros, saudáveis e de alta qualidade e ingredientes prontos para varejo, um dos pontos fortes da Austrália”, conclui o Cônsul.

Só nos últimos 10 anos, o investimento estrangeiro na Austrália cresceu mais de 190%, com foco principal no agronegócio e destaque para as áreas de pecuária, laticínios, grãos, horticultura e aquicultura.

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