• Carregando...
Queda de preços dos alimentos tem ajudado a reduzir a inflação. | André Rodrigues/Gazeta do Povo
Queda de preços dos alimentos tem ajudado a reduzir a inflação.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

As hortaliças pesaram menos no bolso do consumidor nas centrais atacadistas em novembro na comparação com outubro, ajudando, inclusive, a reduzir a inflação no país.

De acordo com o Boletim Hortigranjeiro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que avalia os valores praticados nas principais Ceasas do Brasil, a maior queda registrada foi do tomate em São Paulo. O preço chegou a cair 28,75% por causa da maior oferta, impulsionada pelas temperaturas elevadas nas áreas de produção, que apressaram a maturação do fruto.

A maior quantidade de batata e de cebola no mercado atacadista também foi o principal motivo para a queda na cotação das hortaliças. No caso da batata, a ampliação da oferta se deve ao aumento do ritmo de colheita na safra das águas. O Paraná teve a maior redução no preço: 24%. A oferta de cebola foi incrementada, principalmente, pela produção paranaense – fazendo o valor cair 8% no estado - e de regiões nordestinas.

Já a cenoura e a alface apresentaram comportamento contrário, registrando alta no último mês. As condições climáticas (altas temperaturas e chuvas intensas) prejudicaram a produção e a colheita da cenoura, influenciando na elevação dos preços. Já as variações da alface são típicas de cada mercado, uma vez que a produção da folhosa está localizada sempre mais próxima dos centros de consumo. No Paraná, a altas foram de 11,3% para a cenoura e de 45,6% para a alface.

Frutas

Banana (-4% no PR) e melancia (-7,2%) também ficaram mais baratas em novembro. A boa oferta de banana nas variedades prata e nanica e a entrada da produção de melancia paulista e gaúcha foram determinantes para a queda nos valores destes produtos.

Maçã e laranja registraram pequenas oscilações, mantendo os níveis de preço estáveis. Já o mamão ficou mais caro em virtude da menor oferta, principalmente nas regiões produtoras do Espírito Santo, Bahia e norte de Minas Gerais.

Além desses produtos, outras hortaliças apresentaram recuo geral nos preços, como vagem (-26%), chuchu (-17%) e beterraba (-11%). A tendência de queda seguiu também em frutas como ameixa (-23%), tangerina (-19%), limão (-16%) e pêssego (-4%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]