PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Agricultura
  3. Fruticultura
  4. Nova cola promete revolucionar o combate a insetos em plantações
VAI QUE COLA

Nova cola promete revolucionar o combate a insetos em plantações

Cola amarela de insetos chega ao mercado em junho. Criação serve para pequenos, médios e grandes produtores, especialmente para frutas e flores

Divulgação/Colly Yellow Glue: cola amarela de insetos é solução para atrair “malfeitores alados” | Divulgação/Colly

Yellow Glue: cola amarela de insetos é solução para atrair “malfeitores alados”

Você sabia que 95% dos insetos são atraídos pela cor amarela? Ciente disso, um engenheiro agrônomo de São Paulo teve uma ideia que promete revolucionar o controle de pragas em pequenas, médias e grandes plantações. A novidade chama-se Yellow Glue: uma cola amarela de insetos que chega ao mercado no início de junho.

A solução deve ser passada em superfícies e paredes próximas a plantações, com o objetivo de atrair e grudar insetos, impedindo que eles se eles se tornem um problema para lavouras e plantios, principalmente de hortifrutis. “É uma solução excelente para estufas”, recomenda Alexandre Rodrigues de Andrade, criador do produto.

A inovação é inédita na América Latina e é derivada de outro produto comercializado pela empresa de Rodrigues: a cola entomológica, que tem basicamente a mesma função, mas exigia do produtor a instalação de painéis de cor amarela para a armadilha ser eficiente.

Uso orgânico e caseiro

Por não ter ação direta com a agricultura realizada, essa é uma alternativa que busca diminuir o uso de agroquímicos, destaca o empresário. Segundo ele, isso colabora para incentivar o cultivo de produtos orgânicos. O produto pode ser utilizado também em estufas de morangos semi-hidropônicos, por exemplo.

Segundo o empreendedor, a cola pode ser um recurso para pequenas plantações feitas em casa, como pequenos pomares ou até mesmo para proteger flores, como orquídeas. “O uso pode ser doméstico porque o produto é atóxico”, justifica Rodrigues.

O engenheiro agrônomo conta que apresentou a Yellow Glue em um evento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em uma missão com Paraguai e Bolívia, despertando forte interesse nos ‘hermanos’, principalmente do Paraguai, que tem forte demanda pelo controle de pragas.

Por ser um produto novo, contudo, as vendas estão sendo realizadas diretamente com a empresa. Para atender vários públicos, há embalagens 1, 5 e 20 litros.

Serviço: interessados em adquirir o produto devem contatar a empresa Colly pela internet ou pelo telefone (19) 3491-5404.

Yellow Glue: veja como funciona a cola amarela de insetos Ampliar

Siga o Agronegócio Gazeta do Povo

VOLTAR AO TOPO

NOTÍCIAS POR CULTURA