• Carregando...
O site conta com diversas categorias de maquinário que incluem colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores | Hugo Harada/Gazeta do Povo
O site conta com diversas categorias de maquinário que incluem colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Tratores, pulverizadores e colheitadeiras parados no galpão da sua fazenda podem até render uma dinheiro extra. Como? O site norte-americano MachineryLinkSharing oferece a possibilidade de alugar máquinas agrícolas em todo o país e, assim como já acontece no aplicativo de táxis Uber, proprietários e clientes podem dar notas para a prestação de serviço.

Em entrevista ao Jornal Delta Farm Press, o vice-presidente da empresa, Ben Dye, explicou que o negócio começou cerca de 16 anos atrás, quando dois produtores norte-americanos de diferentes regiões do país decidiram dividir o uso de suas máquinas e cortar os custos pela metade. “Com essa primeira operação passamos a operar uma frota de 300 máquinas que se moviam em todo o país”, conta.

Como usar

O processo é simples.Primeiramente os interessados precisam realizar o cadastro gratuito no site. Para alugar seu equipamento, basta tirar algumas fotos do maquinário e, no site, escolher a categoria do seu equipamento, criar uma lista com breves descrições, liberar as datas de aluguel e então postar as informações. “Com todas as informações disponíveis, os produtores podem procurar pelos equipamentos que eles precisam em nosso site, colocando as datas que eles precisam. Com apenas alguns cliques eles terão uma lista completa de todas as ofertas e, assim que encontrar a máquina adequada, basta fazer a solicitação e o proprietário receberá o alerta”, explica Dye. Quem aluga a máquina é responsável pelos custos de transporte até a lavoura de destino.

O site conta com diversas categorias de maquinário que incluem colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores. “Há US$ 244 bilhões em equipamentos agrícolas espalhados pelas fazendas norte-americanas . Cada máquina é uma oportunidade de receita para os agricultores”, reitera.

Segundo Dye, com pedidos vindo de todas as partes do mundo, existe planos de expandir o serviço para outros países. “Nós criamos uma nova tendência . Temos mais de 1.300 produtores que participam da plataforma com mais entrando todos os dias. Tem sido incrível”.

O site também disponibiliza da opção de contratar o serviço com o operador de máquinas. Basta apenas selecionar a opção “Trabalho Incluído” em sua busca.

Quanto custa?

Não há custo para participar do site, listar seus equipamentos para aluguel ou para navegar na lista. A plataforma só cobra quando o serviço é realizado: é cobrado 5% do montante total da transação para os locatários de equipamentos e 10% da transação para os proprietários dos equipamentos. Para os usuários isso significa adicionar 5% ao valor da transação do aluguel. Para os proprietários, isto significa que o site fica com 10% do total de transações do procedimento de locação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]