• Carregando...
Fabio Mattos encomenda 30 kg de carne de jacaré por mês para o restaurante Poco Tapas, de Curitiba | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Fabio Mattos encomenda 30 kg de carne de jacaré por mês para o restaurante Poco Tapas, de Curitiba| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Com a inauguração de um frigorífico de carnes de jacaré no Mato Grosso do Sul, talvez mais açougues voltem oferecer a carne na capital paranaense. A Gazeta do Povo consultou cinco estabelecimentos compradores de carnes exóticas de Curitiba e nenhum tem o produto à disposição. No Mercado Municipal, por exemplo, o jacaré não chega há pelo menos dois meses. Alguns locais já desistiram.

“Paramos por ser muito caro e exigir encomenda mínima muito alta. Quando conseguimos uma do Mato Grosso, fomos buscar o jacaré no aeroporto”, lembra a empresária Laura Loiola, do Mercado do Gourmet.

Para experimentar a iguaria em Curitiba é preciso recorrer a restaurantes especializados. Um deles é o Poco Tapas, do chef Fabio Mattos. Ele compra cerca de 30 kg por mês e confirma a logística aérea: “Mando trazer de avião e compro direto de uma distribuidora do Mato Grosso”, revela Mattos, que pessoalmente conta nunca ter tido problemas para receber o produto.

Laura Loiola lembra que o preço chegava a R$ 70 por quilo, sendo revendido por cerca de R$ 90. Os compradores eram principalmente restaurantes e chefs de cozinha. “A maior procura era por iscas”, diz. Por manter compras frequentes, Mattos consegue um desconto do distribuidor.

O Mercado do Gourmet, por enquanto, ainda trabalha com outras carnes exóticas, como rã, javali e coelho. Contudo, a sócia garante: os problemas das remessas caras e de entrega complexa não são exclusivas do jacaré e afetam também essas modalidades de carne. Se a dificuldade continuar, talvez apenas restaurantes especializados consigam manter a “criação”. “Como não tenho cardápio fixo, também faço pratos com carne de rã e javali”, conclui Mattos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]