• Carregando...
Lançamento da Expedição ocorreu durante o jantar do Galo, em Maringá. | Lineu Filho/Gazeta do Povo
Lançamento da Expedição ocorreu durante o jantar do Galo, em Maringá.| Foto: Lineu Filho/Gazeta do Povo

Um setor que contribui com a economia, gera empregos e se mantém imune a crises, mas ainda carece de reconhecimento político e social. Esse é a frustração vivida pela cadeia da avicultura, que amplia a união dentro do setor para tentar ampliar sua força. Para isso, a comunicação assume um papel-chave, mostrou o evento de lançamento da Expedição Avicultura 2015, realizado nesta sexta-feira (20) na sede da GT Foods, em Maringá.

O evento ocorreu junto com o Jantar do Galo, evento comemorativo anual promovido pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar). Especialistas e autoridades ligadas ao setor fizeram um balanço do ano e traçam prognósticos para o futuro. “Não há crise na avicultura paranaense. Fomos fortes quando a greve dos caminhoneiros fechou estradas e seguimos firmes com a greve dos fiscais agropecuários que ocorreu depois”, lembrou Domingos Martins, presidente do Sindiavipar. “Com isso, conseguimos contribuir com mais de 3% do PIB do Brasil neste ano”, destacou.

E é justamente para mostrar essa força do setor que a Expedição Avicultura volta a campo neste ano, lembrou o gerente do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira. “A sociedade precisa enxergar a avicultura como um sistema de produção, que nada mais faz do que converter milho e soja em carne por meio de uma cadeia produtiva forte”, destacou. Ele destacou dados que comprovam a força do Sul do país nesse mercado, justificando o roteiro técnico e jornalístico da Expedição pelos três estados. “Ao todo a região responde por 63,5% do total produzido e 75% do volume exportado no país”, frisou.

A importância da atividade já é reconhecida por entidades como o Banco Regional de Desen­volvi­mento Econômico do Extremo Sul (BRDE). “Há um compromisso do setor com o banco, e não só um envolvimento. Nós acreditamos na avicultura, e a Expedição ajuda a mostrar a importância do campo para as pessoas”, disse o diretor administrativo do banco, Orlando Pessuti. “Nos últimos quinze anos o banco financiou mais de R$ 1,2 bilhões só em aviários”, lembrou o diretor de operações do BRDE, Wilson Quintero. Durante o evento também foi assinado um acordo de ampliação do convênio entre o BRDE e a GT Foods para liberação de R$ 100 milhões para a reforma e construção de novos aviários.

O deputado federal Sérgio Souza (PMDB) lembrou que mesmo com o cenário adverso da política brasileira também é possível trazer contribuições ao setor. “Nós políticos estamos em baixa, mas ainda assim precisamos falar de política, porque ela gera um reflexo no cotidiano das pessoas”, disse. “Podemos contribuir com o setor em ações como o auxílio na abertura de novos mercados, por exemplo”, acrescentou.

Veja fotos do evento de lançamento na galeria abaixo:

  • Lançamento ocorreu durante o Jantar do Galo, evento comemorativo da avicultura que ocorreu em Maringá (Norte do Paraná)
  • Coordenador do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira mostrou importância da avicultura no Sul do Brasil.
  • Diretor administrativo do BRDE, Orlando Pessuti lembro compromisso do banco com concessão de crédito para construção e reforma de granjas e indústrias.
  • Durante o evento foi assinado acordo de ampliação do convênio entre BRDE e a GT Foods, anfitriã do evento.
  • Deputado Federal Sérgio Souza (PMDB-PRI) disse que Brasília pode dar mais contribuições ao setor.
  • Público conferiu tendências da produção para 2015 e dados que mostram importância da região Sul na produção avícola.
  • Público discutiu e interagiu durante o Jantar do Galo.
  • Cadeia produtiva celebra ano de crescimento mesmo com crise nacional.
  • Setor reconheceu necessidade de ampliar diálogo com a sociedade urbana.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]