• Carregando...

A equipe de técnicos e jornalistas que acompanha a Expedição Safra Gazeta do Povo na Índia chega hoje a Nova Deli, capital do país, para uma agenda mais política e institucional. Estão programados encontros com a área de comércio internacional da Embaixada do Brasil e representações do agronegócio indiano: National Cooperative Union of India (NCUI), Indian Farmes Fetiliser Cooperative (IFFCO) e National Agriculture Marketing Federetion of India (Nafed).

A discussão será sobre o potencial do comércio bilateral entre as duas nações dentro do agronegócio. Gerente do grupo Ceagro/Mitsubishi no Brasil, Marcos Pinto Lima, trader que acompanha o grupo, explica que o comércio entre os dois países está por acontecer. “Os negócios ainda ocorrem de maneira bastante tímida, a considerar o grande potencial.” O executivo complementa que é um comércio que não se resume à área de oferta e demanda de grãos e derivados, mas de insumos à produção, como agroquímicos e fertilizantes.

Depois de uma viagem de quase duas semanas, a delegação que percorreu a Índia retorna ao Brasil no sábado, dia 31. Nos últimos dias foram realizadas visitas a produtores, agroindústrias e empresas do agronegócio dos estados de Maharashtra, Gujarat e Madhya Pradesh. A equipe já rodou cerca de 1,5 mil quilômetros em solo indiano.

Em Maharashtra está o centro financeiro da Índia e também a maior cidade do país, Mumbai, com cerca de 18 milhões de habitantes. Gujarat é conhecido como polo químico e também um importante produtor de açúcar. Em Madhya Pradesh está concentrada boa parte da produção de grãos, como soja, milho e trigo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]