• Carregando...
Tecnologias do Ocidente ajudam a melhorar rendimento de plantações indianas, conta Ashwini Singh | Albari Rosa/ Gazeta Do Povo
Tecnologias do Ocidente ajudam a melhorar rendimento de plantações indianas, conta Ashwini Singh| Foto: Albari Rosa/ Gazeta Do Povo
Soja convencional tem áreas irrigadas e cobre 11,8 milhões de hectares no ciclo atual

Com 27 hectares, Ashwini Singh é considerado um dos maiores, se não for o maior, produtor de soja da Índia. Respeitadas as devidas proporções, ele pode ser considerado um Blairo Maggi, que planta dezenas de milhares de hectares no Brasil. Em um país onde 80% das áreas têm até 5 hectares e os outros 20% normalmente não passam de 15 hectares, qualquer área acima de 20 hectares pode ser considerada uma grande propriedade.

A soja não é muito tradicional, embora esteja ganhando espaço no país. De 10,3 milhões de hectares no ciclo 2011/12, a temporada atual, que está em fase de desenvolvimento, passou para 11,8 milhões de hectares plantados, que devem render uma produção pouco acima de 14 milhões de toneladas. A produtividade média é projetada em 1,2 mil quilos por hectare. Bastante baixa, a considerar o rendimento dobrado obtido na América do Sul e na América do Norte, tradicionais produtores da oleaginosa.

Áreas com maior investimento em pesquisa e tecnologia produzem acima de 1,5 mil kg/ha. Ashwini Singh, de Madhya Pradesh, explica que existe potencial para 2 mil mil quilos/hectare. Ele conta que consegue até mais do que isso em algumas áreas experimentais de sua propriedade. Em meio à rudimentar agricultura da Índia, ele é considerado um produtor diferenciado, investe em agricultura de precisão e fertirrigação.

Soja convencional tem áreas irrigadas e cobre 11,8 milhões de hectares no ciclo atual

A família de Singh planta soja desde 1988. Ele começou a atuar no campo após sua graduação, em 2001. Originalmente, antes de ser dividida entre os irmãos, a área tinha 240 hectares. “Plantamos soja na Índia há quase 30 anos”, diz o produtor. “Obviamente que de início não estávamos conseguindo muita produtividade. Mas, devagar, estamos trazendo boas tecnologias de outros países e avançando em rendimento.” Exceção entre os produtores da Índia, Singh é um dos poucos a usar mecanização no cultivo de grãos. Boa parte da produção ainda utiliza mão de obra braçal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]