A Bunge e a Amaggi ampliaram a parceria iniciada em 2014, quando formaram a joint venture Unitapajós (Navegações Unidas Tapajós) para operar a navegação na hidrovia Tapajós-Amazonas, no Arco Norte. Agora, a parceria vale também para os terminais de transbordo até então controlados pela Bunge. A transação, sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), prevê a aquisição, por parte da Amaggi, de 50% da Estação de Transbordo, em Miritituba, e do Terminal Portuário, em Barcarena, que formam o complexo portuário Miritituba-Barcarena (PA) da Bunge.
“Esta operação está totalmente alinhada com a estratégia da Bunge de otimizar seus ativos e buscar parcerias estratégicas para capturar oportunidades de crescimento, contribuindo para o sucesso do negócio”, disse em nota Raul Padilla, presidente e CEO da Bunge Brasil. Já o presidente executivo da Amaggi, Waldemir Loto, afirmou no mesmo comunicado que o negócio fortalece a presença da empresa naquela região, em conformidade com o plano de crescimento estratégico da companhia.
Na operação das duas companhias no Arco Norte é utilizada frota de 90 barcaças, com capacidade de movimentação anual de 3,5 milhões de toneladas de grãos. “A ampliação da parceria entre as duas empresas não muda as atividades comerciais nem a operação de escoamento de grãos”, diz a Bunge na nota. “Soja e milho, transportados pelo Corredor Norte, seguem para Ásia ou Europa, desafogando o sistema logístico do Sudeste e contribuindo para o desenvolvimento da região Norte.”
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