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O produtor pode baixar o “app” pela PlayStore de qualquer celular Android e, em breve, também estará disponível pelo App Store, da Apple | ALBARI ROSA/ALBARI ROSA
O produtor pode baixar o “app” pela PlayStore de qualquer celular Android e, em breve, também estará disponível pelo App Store, da Apple| Foto: ALBARI ROSA/ALBARI ROSA

A partir deste mês, a equipe de Boi Gordo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea, da Esalq/USP, conta com uma alternativa mais rápida e eficiente de coletar informações para seu levantamento de preços. O aplicativo “Cepea Boi” foi desenvolvido especificamente para pecuaristas de todo o Brasil que fazem negócio de reposição ou de animais para abate, independente da frequência. Até então o levantamento de dados era feito por telefone e e-mail.

O aplicativo possibilita que pecuaristas enviem informações de negócios, de maneira rápida e eficiente, de onde estiver e assim que forem efetuados, diretamente para o Cepea. O produtor cadastrado também receberá, via e-mail, um tutorial, com o passo a passo de como utilizar o aplicativo para informar o seu negócio.

“O aplicativo veio com o objetivo de superar dois desafios que temos ao levantar as nossas informações diárias. Um é a resistência dos pecuaristas e frigoríficos em nos dar informação. O segundo desafio é a questão logística do próprio levantamento, já que muitas vezes temos dificuldade em entrar em contato com cada um”, explica a pesquisadora do Cepea, Mariane Crespolini.

Atualmente, a chance de obter a informação de negócio do pecuarista no dia em que foi realizado é menor que 1%. Por isso, o objetivo do aplicativo é ampliar a possibilidade de coleta dessa informação, na medida em que aumenta o número de colaboradores e facilita o contato entre a equipe do Cepea e o pecuarista. São contatados 1.500 agentes do mercado, entre frigoríficos, pecuaristas, escritórios de compra e venda de gado e leiloeiras e divulgados valores referentes a 24 regiões em onze estados do país. Considerando-se ligações telefônicas e e-mails, são mais de 25 mil contatos mensais com os colaboradores, o que representa mais de 300 mil contatos por ano. “Todas as informações levantadas são mantidas em sigilo e passam a compor a amostra para cálculo das médias divulgadas pelo Cepea. Em mais de 20 anos de trabalho nunca tivemos um problema”, afirma Crespolini.

O produtor pode baixar o “app” pela PlayStore de qualquer celular Android e, em breve, também estará disponível pelo App Store, da Apple. Após baixar o aplicativo, o pecuarista solicitará uma identificação para cadastro e uso da plataforma digital, visto que a equipe do Cepea analisará o perfil desse produtor. “Criamos uma primeira versão que está disponível desde o início do mês com um formato muito simples. Mas a ideia é fazer melhorias e tornar a vida dos nossos colaboradores muito mais fácil. Queremos melhorar a cadeia”, explica a pesquisadora.

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