• Carregando...
 | Divulgação/Detran-PR
| Foto: Divulgação/Detran-PR

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou o prazo para a obrigatoriedade das placas veiculares padrão para os países do Mercosul em um ano. Em vez de 1.º de janeiro de 2016, elas serão exigidas a partir do primeiro dia de 2017. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (30).

Em entrevista à assessoria de imprensa do Dentran-PR, o presidente da Associação Nacional dos Detrans e diretor geral do Detran Paraná, Marcos Traad, afirmou que a prorrogação ocorreu devido à ‘ajustes técnicos’. “Falta concluir o sistema de informática necessário e verificar questões de segurança na fabricação das placas. Não é só criar um visual único para todos os países do bloco, mas permitir a criação de novas combinações de números e letras.”

O modelo será adotado apenas para novos emplacamentos. Para quem tem carro já emplacado, a troca é opcional.

Mudanças

O novo modelo terá as mesmas dimensões da placa atual - 40 cm de largura por 13 cm de altura - e será similar a usada atualmente na União Europeia. Ele terá fundo branco com caracteres pretos sobre uma faixa azul colocada na parte superior, onde será estampado o emblema do Mercosul e a bandeira do país de registro do veículo.

A identificação contará com sete caracteres, sendo duas letras, três números e novamente outras duas letras. Com isso, serão possíveis mais de 450 milhões de combinações diferentes. Atualmente, a frota circulante no bloco comercial é de cerca de 110 milhões de carros.

A previsão é que todos os automóveis dos países pertencentes ao bloco – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela – saiam de fábrica emplacados conforme o novo padrão até 2018.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]