Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Só lá fora

Dez novidades do Salão de Detroit que vão acelerar longe do Brasil

Com perfil distante do consumidor brasileiro, modelos têm como alvo mercados ricos como o norte-americano e o europeu

  • Detroit (EUA)
  • Renyere Trovão
A atualização da picape grande F-150 é uma das atrações do Salão de Detroit . O modelo o carro mais vendido no mercado americano há 35 anos. | Newspress / Gazeta do Povo
A atualização da picape grande F-150 é uma das atrações do Salão de Detroit . O modelo o carro mais vendido no mercado americano há 35 anos. Newspress / Gazeta do Povo
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Os carros estão cada vez mais globais e, por isso, o mesmo modelo é vendido em diferentes países. Mas o perfil de consumo e o poder econômico locais acabam por filtrar os que são viáveis ou não para determinados mercados.

E os salões são um bom termômetro deste balizamento. Muitas novidades acabam passando longe das nações que não figuram no primeiro escalão. Até as ditas emergentes, como a brasileira, ficam órfãos de estrelas expostas nos estandes.

O Salão de Detroit não foge à regra. A mostra encerra, que prossegue até domingo (22), exibe lançamentos que não serão vistos em nossas ruas.

FORD F-150

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Vivo/Ford F-150 1_Renyere Trovão.jpg
Renyere Trovão/Gazeta do Povo

Líder de vendas nos EUA há 35 anos, a Ford F-150 ganha uma atualização na a atual geração, no mercado há três anos. Traz nova frente, mais recursos tecnológicos e pela primeira vez usa um motor turbodiesel, no caso o 3.0 V6 (potência não divulgada).

Ele se junta ao novo 3.3 V6, de 286 cv, ao 2.7 Ecoboost e ao 5.0 V8. Todos associados ao novo câmbio de dez marchas da Ford e ao sistema start-stop.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Vivo/Ford F-150 3_Renyere Trovão.jpg
Renyere Trovão/Gazeta do Povo

Traz ainda tecnologia de ponta, como o piloto automático adaptativo com o sistema ‘stop and go’, que freia ou acelera o veículo sozinho de acordo com o ritmo do trânsito. Também incorporou o assistente de frenagem com detector de pedestres, para evitar colisões.

O Ford F-150 já vem com câmera de visão 360 graus, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego e um ponto de wi-fi que permite conectar até 10 dispositivos móveis ao mesmo tempo dentro da cabine.

A estreia no mercado norte-americano acontece no fim de setembro.

KIA STINGER

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Vivo/Kia Stinger 10_Newspress.jpg
Newspress/Divulgação

Foram necessários cinco anos de estudo até o lançamento do esportivo sul-coreano em Detroit. O carro, porém, foi desenvolvido no estúdio de design da Kia em Frankfurt, na Alemanha. E os testes aconteceram no famoso circuito de Nurburgring.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Vivo/Kia Stinger 6_Newspress.jpg
Newspress/Divulgação

Com tração traseira, típico dos esportivos alemães, o Kia Sti nger é empurrado com duas opções de motores tubo: os impressionantes 2.0, de 258 cv, e 3.3 V6, de 370 cv, administrados por um câmbio automático de 8 velocidades. O zero a 100 km/h da versão mais forte é feita em apenas 5,1 segundos.

AUDI S5 CABRIOLET

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Vivo/Audi A5 Cariolet 1.jpg
Newspress/Divulgação

O conversível alemão é uma das novidades da marca em Detroit, ao lado A5 Cabriolet e SQ5. O apimentado modelo vem com os motores de 190 cv nas versões 2.0 TDI e 2.0 TFSI e de 354 cv no 3.0 TFSI.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Vivo/Audi A5 Cariolet 2.jpg
Newspress/Divulgação

O design é baseado nas linhas do coupé, que ganhou uma nova geração e irá pintar no Brasil neste ano. O Audi S5 com capota de tecido estreia na Europa em março.

CHEVROLET TRAVERSE

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Vivo/Chevrolet Traverse 1_Renyere Trovão.jpg
Renyere Trovão/Gazeta do Povo

O destaque da Chevrolet em Detroit é o grandalhãoTraverse, que nos EUA é considerado um utilitário médio. Ele chega à segunda geração e traz a frente parecida com a do Equinox, previsto para chegar ao Brasil em 2017 no lugar do Captiva.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Vivo/Chevrolet Traverse 2_Renyere Trovão.jpg
Renyere Trovão/Gazeta do Povo

Todo renovado, ele ganha mais tecnologia e pela primeira vez usará um motor turbo, o 2.0, de 255 cv e 40,8 kgfm. Há ainda o 3.6 V6, de 310 cv e 37,5 kgfm. Ambos com câmbio automático de 9 marchas.

O Traverse atualizado começa a ser vendido até julho em duas novas versões: RS (apelo mais agressivo) e High Country (que valoriza mais o luxo).

NISSAN ROGUE SPORT

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Cortadas/Nissan Rogue 1_Renyere Trovão-kZU-ID000002-1024x576@GP-Web.jpg
Renyere Trovão/Gazeta do Povo

A versão americana do crossover Qashqai (vendido com sucesso na Ásia e Europa) é lançado sob o nome de Rogue Sport. Seria uma espécie de Nissan Kicks mais vitaminado para os EUA, inclusive na motorização: 2.0, de 143 cv a gasolina, associado à caixa CVT.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Cortadas/Nissan Rogue 4_Renyere Trovão-kZU-U2014328082085NC-1024x576@GP-Web.jpg
Renyere Trovão/Gazeta do Povo

Importado do Japão, ele se diferencia do Qashqai europeu pelas novas lanternas traseiras em led, luzes laranja na dianteira, novo console central e volante emprestado do Kicks.

HONDA ODYSSEY

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Vivo/Honda Odissey 5_Renyere Trovão.jpg
Renyere Trovão/Gazeta do Povo

O renovado utilitário de tamanho GG estreia o câmbio de 10 velocidades. Ele é capaz de levar até 8 passageiros com estrema agilidade graças ao motorzão V6 3.5, de 284 cv.

Construída nos EUA, a nova Honda Odyssey não teve mais detalhes divulgados, já que a estreia só ocorre no 2.º trimestre deste ano.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Vivo/Honda Odissey 1_Renyere Trovão.jpg
Renyere Trovão/Gazeta do Povo

O modelo traz um sistema de entretenimento com tela de 10,2″ fixada no teto e o aplicativo ‘How much farther?’Ele responde àquela incessante pergunta para quem viaja com filhos pequenos: ‘Falta muito, papai?’. O dispositivo mostra o caminho já percorrido e quanto resta para chegar ao destino.

GMC TERRAIN

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Cortadas/GMC Terrain 1_Newspress-kZU-U20143280820893F-1024x576@GP-Web.jpg
Newspress/Divulgação

A GMC é a divisão de SUVs e picapes da General Motors. E nesta edição de Detroit o destaque da marca é nova geração do médio Terrain.

O modelo passa a oferecer, pela primeira vez, a opção de motor diesel. Trata-se do 1.6 turbodiesel, de 137 cv e 32,6 kgfm. O modelo conta ainda com o 1.5 turbo, de 173 cv e 28 kgfm, e o 2.0 turbo, de 256 cv e 36 kgfm. Sempre gerenciado pelo câmbio automático de 9 marchas.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Cortadas/GMC Terrain 3_Newspress-kZU-U201432808208IJE-1024x576@GP-Web.jpg
Newspress/Divulgação

Entre os itens de série do Terrain estão sistema de som da Bose, multimídia com conexão Apple CarPlay e Android Auto, sistemas anticolisão e de frenagem automática, alertas de pontos cegos e mudança de faixa, entre outros.

VOLKSWAGEN ATLAS

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Cortadas/VW Atlas 2_Newspress-kZU-U201432808208ldD-1024x576@GP-Web.jpg
Newspress/Divulgação

O maior utilitário da Volkswagen chama a atenção no estande da marca. A Atlas exposto vem vestido com o pacote esportivo R-Line e tem capacidade para levar sete ocupantes.

O visual é todo superlativo. As rodas são de 20 polegadas e o para-choque dianteiro exibe entradas de ar mais amplas. O design parrudo e conversador é típico do consumidor norte-americano, para qual o grandalhão foi projetado.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Cortadas/VW Atlas 3_Newspress-kZU-U201432808208AGB-1024x576@GP-Web.jpg
Newspress/Divulgação

O Atlas tem duas opções de motor, a 2.0 TSI, de 237 cv, e a 3.6 V6, de 280 cv, ambos com transmissão automática de oito marchas.

GAC GS7

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Vivo/GAC GS7 1_Renyere Trovão.jpg
Renyere Trovão/Gazeta do Povo

A GAC é a única marca chinesa na mostra norte-americana. Apesar de ocupar um estande modesto no pavilhão, o utilitário GS7 lançado pela marca chama a atenção de quem passa pelo local.

De linhas quadradas e porte robusto, o carro se destaca pelos enormes faróis duplos em led e pelas lanternas verticais igualmente avantajadas. A grade cromada combina com o conjunto ótico, realçando a dianteira imponente.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Vivo/GAC GS7 4_Newspress.jpg
Newspress/Divulgação

Sob o capô um 2.0 turbo, de 201 cv e 32,5 kgfm, acoplado a um caixa automática de seis marchas. A GAC tenta entrar no mercado norte-americano, mas com o protecionismo do novo presidente Donald Trump ante as empresas automotivas estrangeiras, a intenção ficou mais ainda mais difícil.

GENESIS G80 SPORT

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Cortadas/Hyundai Genesis G80 Sport 1-kZU-U201432808208PzD-1024x576@GP-Web.jpg
Newspress/Divulgação

A divisão de luxo da Hyundai apresenta o versão esportiva do sedã Genesis, o G80 Sport. O modelo surge como uma alternativa às propostas alemãs, da divisão M da BMW e da Mercedes-AMG.

Prevista para estrear em meados do ano, o três volumes apimentado traz motor V6 3.3 biturbo – o mesmo do Kia Stinger – capaz de gerar 370 cv e 51 kgfm, com tração traseira e transmissão automática de oito velocidades.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/01/15/Automoveis/Imagens/Cortadas/Hyundai Genesis G80 Sport 2-kZU-U201432808208K7E-1024x576@GP-Web.jpg
Newspress/Divulgação

O sprint dos 0 aos 100 km/h é cumprido em 5 segundos. O design mais agressivo é valorizado pela grade em colmeia e as rodas de 19 polegadas.

O jornalista viajou a convite da Chevrolet

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Automóveis

PUBLICIDADE