• Carregando...
 | DIV
| Foto: DIV

Lembra do ‘carro do Faustão’, aquele que era ‘completão’? Pois é, o compacto chinês J3,  que desfilou pelo programa dominical no início da década estrelando a campanha de lançamento da marca no país, dá adeus às concessionárias da JAC Motors como opção zero km. 

A empresa decidiu encerrar as vendas do modelo, juntamente com a variante sedã J3 Turin e o subcompacto J2, e até já retirou a oferta dos veículos em seu site. A medida, na verdade, antecipa uma decisão da JAC que aconteceria só em 2018.

Os produtos saem de cena para inaugurar um novo capítulo da JAC em solo nacional. A empresa resolveu apostar as fichas nos crossoversutilitários esportivos, segmento que mais cresce no mercado brasileiro.  O sedã J5 e a minivan J6 também terão o mesmo destino, despedindo-se das lojas ao longo do próximo ano.

LEIA MAIS: JAC T40 faz marca chinesa subir de patamar

A mudança de estratégia vislumbra dias melhores com o fim do Inovar-Auto neste ano, regime automotivo do qual a empresa foi excluída e que diminuiu drasticamente as vendas da marca nos últimos cinco anos. A partir de 2018 a importação de carros não terá mais a incidência do super IPI, o que leva a empresa acreditar voltará a ser competitiva.

A renovação do portfólio começou com os utilitários T6 e o T5, lançados em 2015 e 2016, respectivamente, mas a nova estratégia de sofisticar seus carros começa agora com a chegada do crossover T40

O modelo é um salto de construção e acabamento em relação ao que existia no mercado, com a missão de diminuir a rejeição que o consumidor brasileiro ainda tem de carros chineses.

T40 passa a ser o carro de entrada da marca no Brasil e nos próximos anos lançará o T20, uma espécie de versão aventureira do J2, além do utilitário T50, que substituirá o atual T5, e seu irmão maior, o T70.

Legado do J3

O J3 teve um papel no mercado: mostrar o quanto os compactos nacionais eram mal equipados – e caros. Na sequência de seu lançamento, diversas marcas tradicionais correram atrás de equipar seus modelos como resposta ao modelo chinês.

LEIA MAIS: Renault Kwid já vende mais que Fiat Mobi e VW up! somados; veja o top 20

Tanto o J3 hatch quanto o sedã J3 Turin chegaram inicialmente equipados com motor 1.4 a gasolina de 108 cv, depois recebendo o atual 1.5 JetFlex de 127 cv – usado em diversos modelos da marca, como o T5 e o próprio T40. Na linha 2014 ambos receberam uma reestilização que incluiu nova frente, interior mais bem acabado (com direito a um novo painel) e nova traseira (no sedã).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]