• Carregando...
Jeep Compass surge com o novo fenômeno de vendas entre os SUVs. Modelo já emplaca mais que o irmão menor Renegade. | Marcos Camargo/ Divulgação
Jeep Compass surge com o novo fenômeno de vendas entre os SUVs. Modelo já emplaca mais que o irmão menor Renegade.| Foto: Marcos Camargo/ Divulgação

Parece que o Honda HR-V ganhou um novo rival na briga pela liderança em vendas entre os utilitários esportivos/ crossovers. O Jeep Compass, que estreou no fim do ano passado, já deixou o irmão menor Renegade para trás em 2017 e aparece como a candidato mais forte para incomodar o campeão de emplacamentos do segmento.

O Compass registrou em março 3.985 unidades licenciadas, sendo o 13.º no ranking geral, enquanto o Renegade fechou com 3.511, aparecendo em 17.º. O HR-V, com 4.317, foi o 11.º.

Essa é a segunda vez no ano que o Jeep maior bate o menor - a outra foi em janeiro (3.093 contra 2.731). No acumulado do ano, o Compass já soma 9.797 ante 9.192 do Renegade.

LEIA MAIS: Jeep Compass 2.0 TigerShark flex tem a força que falta no Renegade 1.8 flex

Jeep Compass surge com o novo fenômeno de vendas entre os SUVs. Modelo já emplaca mais que o irmão menor Renegade.Marcos Camargo/Divulgação

E qual seria o motivo para um modelo mais caro superar o até então o carro-chefe da marca no Brasil? A resposta pode estar no perfil mais família do Compass, que entrega maior espaço interno, principalmente no porta-malas (410 x 260) e entre-eixos (2,63 m x 2,57 m).

CONFIRA O RANKING DOS 20 MAIS VENDIDOS

Outro motivo seria a opção de motor flex na versão de entrada do Compass que agrada mais o ‘suveiro’ do que o disponível no Renegade. O novo 2.0 TigerShark flexível gera 159/ 166 cv e 19,9/ 20,5 kgfm (gasolina/etanol), acima do propulsor 1.8 EVO, de 135/ 139 cv e 18,8/ 19,3 kgfm.

Segundo a Jeep, a motorização 2.0 TigerShark representa cerca de 70% das vendas do Compass. Sem contar que este começa em R$ 99.990, já com o câmbio automático de seis marchas.

LEIA MAIS: Fiat Mobi estreia câmbio automatizado inédito e vira o 1.0 mais econômico do país 

Além de perder o segundo posto entre os SUVs, o Renegade começa também a ser alcançado por outros rivais. O Nissan Kicks e Hyundai Creta ficaram apenas a 10 e 24 unidades do Jeep no mês passado, respectivamente, e figuraram no top 20 de março

Renault Sandero surpreende

Renault Sandero Leo Sposito/ Divulgação

Na turma da frente, segue tranquila a liderança do Chevrolet Onix (14.745 emplacamentos), com larga vantagem sobre o segundo e terceiro colocados, o Hyundai HB20 (10.638) e o Ford Ka (8.021).

O destaque é a Renault Sandero (6.516) em quarto, que ficou à frente do V olkswagen Gol (6.311). No acumulado, a dupla trava uma briga acirrada, com diferença de apenas 1 mil unidades a favor do Gol.

Outro duelo que merece menção é disputa caseira entre Fiat Strada e Toro. Em fevereiro, a picape intermediária emplacou mais, porém a pequenina deu o troco no mês seguinte - a Strada (4.570) foi o 8.º carro mais vendido e o Toro (4.400), o 10.º.

ENKONTRA  VEÍCULOS.COM: Procurando um seminovo ou usado? Confira as principais ofertas do mercado e também anuncie gratuitamente

Crescimento de vendas em março

Depois de um período turbulento, de sucessivas quedas nas vendas, o mercado brasileiro começa a dar sinais de que o fundo poço pode ter ficado para trás. Dados preliminares de emplacamentos em março mostram um aumento de 6,2% em relação ao mesmo mês em 2016.

Se comparado a fevereiro deste, o pulo foi de 38,9%, totalizando as 183.868 unidades durante os 23 dias úteis. Embora, a comparação não seja justa, pois além do mês curto, em fevereiro houve o feriado do Carnaval. O que vale mesmo é a média diária de emplacamentos, e esta se manteve na casa das 8 mil unidades em março, tal qual fevereiro.

LEIA MAIS: Carro mais barato do Brasil ganha nova versão ainda mais em conta

No acumulado no trimestre, o volume foi de 459.856 carros (de passeio e comerciais leves), ou somente 1,1% a menos do que no mesmo período do ano passado, que teve 465.042.

Briga entre as montadoras

O Chevrolet é disparado o carro mais vendido no país e o responsável direto, ao lado do Prisma, pela liderança da GM no Brasil.

A disputa entre as fabricantes de veículos, a General Motors se consolida a cada mês liderança, puxada pelo sucesso da dupla Onix e Prisma. Ela abocanhou 16,9%, com uma boa margem sobre Fiat (12,9%) e Volkswagen (12,8%), que fecharam março praticamente empatadas.

Hyundai (10,1%) ficou bem próxima das duas, seguida de Ford (9,2%) e Toyota (9,1%). Renault, Honda, Nissan e Jeep fecham a lista das dez marcas mais vendidas no mês.

Top 20

Os carros mais vendidos em março e no acumulado de 2017:

MODELOS MARÇO 2017
1.º Chevrolet Onix 14.745 40.624
2.º Hyundai HB20 10.638 24.521
3.º Ford Ka 8.021 20.864
4.º Renaul Sandero 6.516 14.974
5.º Volkswagen Gol 6.311 15.948
6.º Chevrolet Prisma 5.706 13.137
7.º Toyota Corolla 5.455 12.937
8.º Fiat Strada 4.570 13.155
9.º Volkswagen Voyage 4.446 9.069
10.º Fiat Toro 4.400 11.240
11.º Honda HR-V 4.317 11.178
12.º Toyota Etios 4.055 9.729
13.º Jeep Compass 3.985 9.797
14.º Volkswagen Fox 3.923 10.670
15.º Fiat Mobi 3.902 10.120
16.º Volkswagen Saveiro 3.591 9.498
17.º Jeep Renegade 3.511 9.192
18.º Nissan Kicks 3.501 7.560
19.º Hyundai Creta 3.487 7.000
20.º Volkswagen up! 3.383 8.804
Fonte: Fenabrave
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]