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A partir desta sexta (8) será obrigatório o uso de faróis baixos em rodovias e túneis durante o dia. Considerada infração média, a irregularidade acarretará em multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na Carteira de Habilitação (CNH). Em novembro, a cobrança aumentará para R$ 130,16.
Segundo entendimento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), as luzes diurnas de led (foto abaixo) que equipam alguns carros no Brasil poderão substituir o uso do farol baixo. Os faróis de neblina ou de milhas, como também são conhecidos, não serão considerados como alternativa.
Segundo entendimento do Denatran, luzes diurnas de led poderão substituir o farol baixo.Divulgação/Audi
A seguir, veja quais são os diferentes tipos de luzes e como usá-los corretamente:
De acordo com o Código de Trânsito, esse tipo de luz deve ser usado em apenas duas ocasiões: quando o carro está parado para embarque e desembarque ou carga e descarga; e em casos de chuva e neblina. Ela não substitui a luz baixa, assim como a luz de neblina.Hugo Harada/Gazeta do Povo
O botão para acioná-la costuma ser o primeiro da alavanca dos veículos.Hugo Harada/Gazeta do Povo
Luz baixa
Iluminação exigida por lei em estradas ou túneis também durante o dia. Nas cidades, deve ser usada apenas à noite. Não pode ser substituída pela luz de posição ou de neblina. A multa para quem for flagrado sem as luzes ligadas nas rodovias é de R$ 85,31 e perda de quatro pontos na carteira.Hugo Harada/Gazeta do Povo
Na maioria dos carros é necessário girar a alavanca de iluminação até o fim para acioná-la .Hugo Harada/Gazeta do Povo
Luz alta
Usada para sinalização de riscos na via ou indicar ultrapassagem , a luz alta só pode ser usada em vias que não estejam iluminadas. A iluminação deve ser desligada quando houver algum carro na frente ou um veículo venha em direção oposta. Caso contrário, o motorista está sujeito a infração grave, com multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na CNH.Hugo Harada/Gazeta do Povo
Para acioná-la é preciso apertar a alavanca de iluminação para a frente.Hugo Harada/Gazeta do Povo
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