O Latin NCAP divulga a última bateria de testes de 2017 e o destaque para o mercado brasileiro é o resultado do Nissan Kicks. O crossover recebeu 4 estrelas de 5 no teste de colisão realizado com a versão básica S. Além dele, foram testados o Nissan Murano (5 estrelas) e o sedã Chevrolet Sail (zero estrela), ambos vendidos em outros mercados da América Latina.
A Nissan pode comemorar o resultado do Kicks, com o argumento de que poderia ter ido melhor. Pela regra do Latin NCAP, o teste sempre é feito na versão menos equipada do carro.
No caso, utilizaram o Kicks S, configuração que tem somente dois airbags, mas conta com controle de tração e estabilidade de série. O SUV recebe airbags laterais e de cortina como opcionais na versão SV e de série na topo de linha SL.
Mesmo sem esses itens, o Kicks foi bem. Na proteção para adultos, recebeu nota 25,39 do máximo de 34, o suficiente para ficar com 4 estrelas. Já na proteção infantil, o resultado foi de 37,41 de 49, o que também rende 4 estrelas. O que pesou foi o peito do motorista, que ficou exposto para estruturas do painel após ele deformar com o impacto.
A estrutura e a área dos pés foram consideradas instáveis. O resultado para crianças perdeu pontos por não poder desligar o airbag do passageiro para instalar uma cadeirinha no banco dianteiro e a sinalização do isofix estava fora do padrão da entidade.
Fora o Kicks, o Latin NCAP testou outro Nissan, o Murano. Recebeu 5 estrelas na proteção para adultos e 3 para crianças, resultado bem diferente do teste feito em dezembro de 2016, quando obteve 2 estrelas para adultos e 4 para crianças.
Teve sua estrutura reforçada, resolvendo os problemas anteriores, embora ainda apresente um perigo para as pernas dos passageiros dianteiros pela deformação do painel.
>>Hora da verdade: Renault Kwid é avaliado em teste de colisão; assista
O outro modelo testado pela entidade foi o sedã mexicano Chevrolet Aveo. Entra na lista dos carros da GM que zeraram no teste, ao lado de N300, Onix, Spark, Spark GT e Agile.
O Latin NCAP já tinha dado nota zero para o Sail e repetiu o teste agora que o Aveo conta com dois airbags frontais de série. O pior resultado foi para o motorista, consequência do volante ir contra o ocupante e os pedais acertarem as pernas e pés.
>>Carro no Brasil ganhará novos itens de segurança obrigatórios; veja quais
-
Esquerda usa falácia sobre facções para criticar PEC das Drogas
-
Em revanche, PT irá ao STF pela inelegibilidade do prefeito de São Paulo
-
Prefeitos do RS indignados com governo Lula na tragédia; acompanhe o Sem Rodeios
-
Estratégia pró-judicialização de Lula pode reduzir sua influência na disputa da presidência da Câmara
Aposentados de 65 anos ou mais têm isenção extra de IR, mas há “pegadinha” em 2024
Esquerda não gostou de “solução” para o rombo compartilhada por Haddad; o que diz o texto
A “polarização” no Copom e a decisão sobre a taxa de juros
Bolsonaro 5 x 4 Lula: BC se divide sobre juros e indica rumo após saída de Campos Neto
Deixe sua opinião