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| Foto: Divulgação/Volvo

A principal novidade dentro da gama de produtos da Volvo, apresentado na Fenatran, foi o modelo FH 6x4, que agora conta com eixo suspensor. Recém lançado na Europa, o sistema é indicado principalmente quando o motorista roda sem carga e em situações que exigem pouco esforço do caminhão.

Com o suspensor de eixo ligado, o segundo eixo motriz 6x4 passa à tração 6x2, onde as rodas são elevadas até 14 centímetros do chão, reduzindo desgaste mecânico e o consumo de diesel. Segundo a marca o dispositivo gera uma economia de 4% em despesas com combustível.

O acionamento se dá por meio de dois botões localizados no painel de instrumentos. Em modo automático, por exemplo, o sistema impede que o modelo trafegue com carga e o eixo elevado. O 6x4 com eixo suspensor é mais indicado para receber aplicações de carroceria de madeira, tanques para cargas liquidas e graneleiros.

A Volvo também mostrou na Fenatran alguns recursos para ajudar os profissionais do segmento. Entre eles estão as evoluções do gerenciamento de frotas Dynafleet, já existente no mercado e que agora conta com mais recursos e possibilidade de acesso pelo celular.

O dispositivo permite acompanhamento online, em tempo real, de toda a telemetria do veículo, localização, velocidade, consumo de diesel e de Arla32, e a performance de condução dos motoristas. A novidade é que agora também é possível o condutor trocar mensagens em tempo real com sua base. A comunicação entre o caminhão e o Dynafleet é feita por meio de um visor no painel, usando um teclado sem fio e os botões posicionados no volante.

Além destas atrações a marca também exibiu toda sua linha com os modelos FH, FM, FMX e a VM. A fabricante sueca aproveitou para informar o aumento de 8% nos preços dos caminhões 0Km, para suportar a elevação de 15% de seus custos operacionais acumulados no ano.

CF 85 é produzido em Ponta Grossa nas versões 4x2 e 6x2.Arthur Lustosa/Gazeta do Povo

DAF lança o CF 85 e fará motores em Ponta Grossa

A fabricante holandesa DAF, presente há dois anos no país, lançou na Fenatran seu novo produto para o mercado brasileiro: o CF85. O modelo marca a entrada da subsidiária Paccar no segmento de caminhões pesados para transporte de curtas e médias distâncias.

O CF85 é produzido em Ponta Grossa, no Paraná, nas versões 4x2 e 6x2, com duas opções de cabine e equipado com o motor Paccar MX de 12,9 litros, em duas variações de potência: 360 cv ou 410 cv. A transmissão é ZF automatizada de 16 velocidades.

Outra novidade apresentada pela DAF está no modelo XF105, que agora recebe a Super Space Cab. É uma das maiores cabines do mercado, com 2,1 m de altura interna e cama de 2,1 m de comprimento por 85 cm de largura. A cabine também é equipada com mesa retrátil e permite a instalação de geladeira e forno micro-ondas. O XF105 oferece ainda novas opções de entre-eixos do cavalo mecânico, além de aumento nas capacidades de tanque para Arla 32, como 75, 100 e 110 litros.

A DAF anunciou também o início da produção de motores em Ponta Grossa. Após um investimento de R$ 60 milhões em infraestrutura e equipamentos, os propulsores Paccar MX de 360 cv, 410 cv, 460 cv e 510 cv serão fabricados no mesmo prédio onde são manufaturados os XF105 e CF85.

PSI Finame

A Anfavea, a entidade que representa as montadoras, anunciou por meio do seu presidente Luiz Moan, a reabertura do prazo para financiamento a bens de capital, como caminhões, ônibus e máquinas de construção pelo PSI Finame. A linha do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferece as taxas mais baratas do mercado e tinha sido encerrado no fim do mês passado.

Fenatran reflete cenário de crise no setor

A Fenatran 2015 realizada na última semana, em São Paulo, mostrou bem a crise que atinge o setor de transportes. No acumulado do ano até outubro, houve queda 44,71% nos licenciamentos de caminhões. Diante deste cenário, marcas como Agrale, Shacman, Ford, Hyundai, International, Iveco, MAN, Scania e Mercedes-Benz, desistiram de participar. Para compensar a ausência no evento algumas delas lançaram recentemente novos produtos. É o caso da Mercedes-Benz, que em outubro revelou o utilitário leve Vito, e toda sua linha 2016 de caminhões. A Scania apresentou em agosto, o cavalo mecânico na configuração 8x2, e anuncia que lançará nas próximas semanas a cabine estendida nos semipesados P 250 e P 310. E a VW/MAN lançou nesta última semana o Constellation 19.360 4x2.

Mesmo vivendo um momento negativo o setor mostra que pode começar a reagir. A reabertura do prazo para financiamento a bens de capital como caminhões, ônibus e máquinas de construção, pelo plano PSI Finame, pode ser um sinal de esperança. Trata-se de uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que oferece as taxas mais baratas do mercado e que tinha sido encerrado no fim de outubro. O anúncio do retorno do benefício foi feito por Luiz Moan, presidente da Anfavea, a entidade que representa as montadoras. “A forma rápida de ação do governo ao decidir pela reabertura do PSI, permitirá ao mercado prosseguir com as atividades planejadas para este ano”, declara Moan.

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