Após quatro anos de mercado, o Chevrolet Cobalt passa pela primeira atualização. E um dos pecados do sedã compacto-médio foi corrigido: o visual. Se antes ele fazia muitos torcerem o nariz com seus faróis desproporcionais e lanternas ‘quadradas’, agora está muito mais simpático para conquistar não apenas taxistas, mas quem busca design moderno, espaço interno e itens de série interessantes.
O sedã deixou de ser um ‘patinho feio’. Ganhou status e já fala em descolar de vez de antigos rivais, como Renault Logan, Volkswagen Voyage e Fiat Siena, e concentrar as forças no Honda City, que atualmente é referência para quem busca uma sedã um pouco maior e com requintes não encontrados no degrau debaixo.
Porém, subir de patamar tem um preço: a versão de entrada LT 1.4 teve a tabela aumentada em R$ 4,8 mil, saindo agora de R$ 52.690. Já a antiga topo LTZ automático encareceu R$ 7,1 mil, pulando para R$ 65.990. A linha 2016 ganhou a inédita versão Elite, que fecha a gama por R$ 67.990.
80% automático
A Chevrolet prevê que 80% dos clientes comprarão as versões 1.8 automáticas. A meta é vender entre 1,5 mil e 2 mil unidades ao mês. A versão mais básica LS, que custava R$ 44.990, saiu do portfólio do carro.
O novo Cobalt promove a estreia da nova identidade global da marca. É um visual que também veremos em outros modelos da marca, como a nova geração do Cruze, prevista para 2017.
Os faróis estão mais afilados e migram para a lateral do carro. Também exibem um contorno cromado na parte interna para dividir os elementos e têm projetores de dupla parábola, para aumentar a capacidade de iluminação. A grade continua bipartida, porém mais larga e exibe uma grossa borda cromada.
Foram adicionais vincos mais acentuados nas laterais e para-choques. As lanternas agora apresentam um recorte horizontal que invade o bagageiro.
Por dentro, as mudanças mais significativas estão nos painéis das portas e no posicionamento dos puxadores e dos comandos dos vidros elétricos.
Não há mudança nas medidas do carro nem na capacidade do porta-malas, que carrega 563 litros. As motorizações também são as mesmas: 1.4 , de até 102 cv e 13 kgfm de torque, e o 1.8, de 108 cv e 17,1 kgfm, com as opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático, de seis velocidades.
Usuário pode espelhar celular e travar as portas à distância
O novo Cobalt estreia o MyLink 2ª geração, que traz espelhamento com smartphones Android e Apple. É possível acessar os aplicativos do celular e exibi-los na tela multimídia. É possível também ler e ditar mensagens de texto por comando de voz e acessar dispositivos de navegação.
Há ainda a tecnologia OnStar, que permite monitorar o veículo a distância, travar ou destravar as portas pelo celular, reservar restaurantes, consultar notícias do dia, entre outros recursos.
Oque ele traz
Confira os preços e versões do novo Cobalt:
LT 1.4
R$ 52.690
Ar-condicionado, trava elétrica, chave tipo canivete, rodas de aço aro 15, alarme, vidros elétricos e regulagem da coluna da direção.
Novidades: vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos e recirculador de ar automático.
LTZ 1.4
R$ 57.590
Adiciona faróis de neblina, sensor de estacionamento e computador de bordo.
Novidades: roda de liga aro 15, maçanetas internas cromadas, volante multifuncional, painel com preto brilhante, bancos com tecido e revestimento premium, piloto automático e MyLink de 2ª geração.
LTZ 1.8
R$ 59.990
Agrega friso cromado na parte superior das portas, luz individual de leitura para motorista e passageiro,
Novidades: volante com revestimento premium, piloto automático e MyLink de 2ª geração.
LTZ 1.8 aT
R$ 65.990
Adiciona transmissão automática de seis velocidades, piloto automático, piloto automático.
Novidades: MyLink de 2ª geração e tecnologia OnStar.
Elite 1.8 AT
R$ 67.990
Incorpora roda de liga aro 15 com design exclusivo, bancos com revestimento premium e brownstone, câmera de ré, sensores de chuva e crepuscular, MyLink de 2ª geração e OnStar.
Novas opções de cores: bege, cinza e marrom, a cor de lançamento.
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