Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Automóveis

Fechar
PUBLICIDADE

Pura Adrenalina

Quer ser piloto por um dia? Track day é a modalidade que leva você para a pista

Evento ideal para o motorista comum se aventurar no mundo da velocidade acontece neste domingo (19) no autódromo de Pinhais. Inscrições estão abertas

O track day  é aberto a qualquer tipo de carro e motorização. | Douglas Negrello Fotografia/Divulgação
O track day é aberto a qualquer tipo de carro e motorização. Douglas Negrello Fotografia/Divulgação
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Respeitar os limites de velocidade no trânsito é fundamental para diminuir os riscos de acidentes, mas muitos motoristas não curtem ‘andar devagar’ e sentem aquela coceirinha no pé direito para ir mais rápido. Que tal afundar o pedal do acelerador com total segurança e sem o receio de ser multado?

Se você sente essa necessidade então é bom conhecer o track day, modalidade que ganha cada vez mais adeptos ávidos para virar piloto por um dia.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/02/16/Automoveis/Imagens/Vivo/Audi 1.jpg
Divulgação

E Curitiba é uma das cidades brasileiras onde a modalidade é mais praticada. Neste domingo (19) acontece mais uma edição do Track Day In, no autódromo de Pinhais, das 8h às 17h. É a segunda só em 2017. A intenção do organização é repetir o ano passado e realizar o evento todos os meses até dezembro.

Os interessados podem levar o seu carro para a pista. Basta apenas tê-lo em condições de tráfego, com documento em dia, pneus em bom estado e, lógico, portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O único equipamento de segurança exigido é o capacete. Caso o proprietário não tenha, é possível o empréstimo no local do evento. O veículo também passa por uma vistoria técnica.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/02/16/Automoveis/Imagens/Cortadas/Fusca 4-kdMB-U201580665650wNB-1024x576@GP-Web.jpg
CPTRNG/Divulgação

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/02/16/Automoveis/Imagens/Cortadas/Kombi-kipF-U201580665650KyF-1024x604@GP-Web.jpg
Douglas Negrello Fotografia/Divulgação

As inscrições podem ser feita pelo site do Track Day In com preços promocionais na compra antecipada, ou então no local no dia do evento, porém com valores reajustados .

Além de pilotar seu próprio veículo na pista, as fãs da velocidade também podem ir como carona, o chamado ‘Zequinha’, ou então acompanhar dos boxes ou das arquibancadas as baterias que acontecem durante todo o dia.

Inscrição

Antecipado pelo site Domingo (19)
Carro meio período R$ 227 R$ 295
Carro período integral R$ 360 R$ 550
Piloto extra (adicional) R$ 50 R$ 100
Carona/ Zequinha R$ 35 R$ 50
Bateria carros 1.0/ 1.4 e derivados R$ 50 R$ 100
Bateria carros clássicos R$ 50 R$ 100

A pista é aberta a todos os interessados. Do motorista que nunca pisou num autódromo ao profissional acostumado a ‘voar’ em circuitos. “É um sensação impossível de descrever. Só acelerando na pista para sentir a adrenalina e entender a emoção que o track day propicia”, ressalta Gilberto Carvalho, organizador do evento.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/02/16/Automoveis/Imagens/Vivo/Sandero RS.jpg
Douglas Negrello Fotografia/
Divulgação

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/02/16/Automoveis/Imagens/Cortadas/Clio-kipF-ID000002-1024x685@GP-Web.jpg

Segundo ele, o perfil dos participantes é bem variado, seja ao volante de um carro com motor 1.0, um esportivo ou mesmo veículos com preparação para corrida. A cada edição surgem pessoas novas em busca de viver um dia de piloto.

Carvalho conta que muitos levam familiares e até mais de um carro, lembrando que se não trata de uma competição, com disputa entre os carros, mas um “passeio sem limite de velocidades”, explica o engenheiro automotivo por formação e que está há mais de dez anos no mundo do track day. “É uma diversão saudável, monitorada de perto por nossos comissários e com toda a estrutura de uma corrida profissional”, complementa, frisando que cada um realiza as suas voltas, sem colocar em risco os outros participantes.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/02/16/Automoveis/Imagens/Vivo/Fusca 1-896.jpg

As baterias são divididas pela manhã e à tarde, no qual é cobrado um valor por período. Carros mais antigos e clássicos, com mais de 30 anos de uso e que já não são fabricados, também participar e tem um tempo de pista diferenciado dos demais.

Carvalho destaca que além da diversão em si, os participantes também se interagem, trocando muitas informações e desenvolvendo a habilidade na direção, além de conhecer melhor os limites e as respostas do carro. “Quem corre a primeira vez acaba virando um frequentador assíduo track day. Por isso, temos vagas limitadas para que todos possam ‘brincar de piloto’ ao máximo”, diz o organizador, que também acelera em Pinhais com o seu Volkswagen Gol GTi. São 40 vagas de manhã e 40 à tarde e 20 para veículos antigos.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/02/16/Automoveis/Imagens/Cortadas/Porsche 1-kipF-U201580665650rSD-1024x677@GP-Web.jpg

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/02/16/Automoveis/Imagens/Cortadas/Audi 2-kipF-U201580665650kxD-1024x725@GP-Web.jpg

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/02/16/Automoveis/Imagens/Cortadas/Camaro-kipF-U201580665650dPH-1024x631@GP-Web.jpg

Siga a Gazeta do Povo e acompanhe mais novidades

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Automóveis

PUBLICIDADE
Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais