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| Foto: Divulgação/Renault

A Renault decidiu entrar de vez no segmento de picapes. Depois da média-compacta Oroch, que chega às lojas em outubro, a marca apresenta o conceito Alaskan para o segmento médio. A primeira exibição pública era esperada para o Salão de Frankfurt, mas acabou não acontecendo - a feira ocorre na Alemanha até o dia 27 de setembro.

O modelo global tem lançamento previsto para o primeiro semestre do ano que vem na Europa e até o fim de 2016 no Brasil. Ao contrário da Oroch, que é derivada do SUV Duster, a Alaskan é inédita em sua concepção, com visual próprio baseado na identidade da marca francesa.

A dianteira traz o tradicional emblema da Renault em destaque e a grade seccionada, como exibe os produtos da romena Dacia, parceira da Renault na Europa e responsável por produzir por lá Duster, Sandero e Logan. Os faróis são afilados, abraçados por luzes diurnas em led. O capô vem marcado por relevos e as luzes traseiras em C trazem os indicadores de seta destacados.

Há alguns detalhes do protótipo que bem poderiam ser mantidos na versão final, como a interessante saída central de escape em alumínio, além dos acabamentos em metal polido e escovado e as rodas de 21 polegadas com desenho côncavo.

Divulgação/Renault

Motor

O conceito é equipado com um motor 1.6 biturbo diesel, o mesmo da van Master vendida no Velho Continente, que rende 160 cv e 38,7 kgfm de torque - é bem provável que ele tenha sido vitaminado para despejar mais potência.

Segundo a montadora, o modelo trará tecnologia de ponta, com kit multimídia, câmeras nos retrovisores para gravar a paisagem e conectividade com smartphones. O veículo poderá ser usado tanto como veículo de carga como para o lazer, levando cinco passageiros e cerca de 1 tonelada de carga.

A Alaskan será produzida também na Argentina, por meio de uma parceria com a Mercedes-Benz. A marca alemã, inclusive, já anunciou uma picape do mesmo porte para estrear até 2020 (leia abaixo). A camionete média da Renault seria feita na planta de Córdoba, dividindo a plataforma com a nova geração da Nissan Frontier, prevista para 2017 .

Picape da Mercedes deverá chamar GLT

A Mercedes-Benz também terá a sua picape média. O modelo, que deve ganhar o nome de GLT (‘Geländewagen Leicht Truck’, ou picape leve para todo terreno) será feita em Córdoba, na Argentina, numa parceria com a Alainça Renault-Nissan.

Segundo a empresa, até alguns anos atrás os SUV’s eram rústicos e agora estão luxuosos. Por isso, a montadora alemã quer ser a primeira marca premium a entrar nesse mercado.

A nova picape virá com cabine dupla e quatro portas e compartilhará longarinas, eixos e estruturas da carroceria com a Nissan Frontier e a nova picape Renault, que sairão mais cedo da mesma linha de montagem.

A camionete usará motores de quatro e seis cilindros turbos e tração traseira. As versões mais completas adotarão suspensão independente com tração integral. Os blocos virão acoplados a um câmbio manual de seis marchas ou automatizado de sete.

A parceria entre Daimler, grupo do qual faz parte a Mercedes, e Renault-Nissan teve início em 2010 e hoje os produto mais destacados desse projeto são os novos Smart ForTwo e Renault Twingo.

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